Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

RS se une para trazer gás argentino ao Brasil por Uruguaiana, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Primeiro trecho do gasoduto foi inaugurado e permitirá escoar gás de xisto de Vaca Muerta GOVERNO DA ARGENTINA/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Algo que aconteceu com a construção do Polo Petroquímico de Triunfo, há cerca de 40 anos, está prestes a se repetir no Rio Grande Sul, com a possibilidade do Estado ser alimentado com gás proveniente da Argentina. Ao que tudo indica, haverá novamente uma enorme união de esforços entre a classe política e empresarial gaúcha para que esse combustível entre no Brasil através da fronteira de Uruguaiana.

A possibilidade dessa perspectiva se concretizar foi o principal assunto debatido durante a passagem da comitiva do governo do Rio Grande do Sul em Buenos Aires. A missão, que foi liderada pelo governador Eduardo Leite, teve compromissos entre quinta-feira (27) e este domingo (30).

Houve encontros com representantes políticos e da iniciativa privada, como o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o ministro da Economia (e candidato à presidência), Sergio Massa, o presidente da Sociedad Rural Argentina, Nicolás Pino, e executivos das empresas Mercado Livre e Aerolíneas Argentinas.

Leia mais no Jornal do Comércio