Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Equipe gaúcha vence o pan-americano de churrasco na Venezuela

Detalhes Notícia
Brasil foi o campeão do Torneio em seis categorias com equipe RS Brasa e Prosa. Competição foi entre 11 países e terminou neste domingo (30), na cidade de Valência. Carlos Eninger, Luciano Medeiros (O Luxo do Gaúcho), representante da Confederação Enrique Puentes, Edi Dagrê e Cleber Espindola da equipe RS Brasa e Prosa  levaram o título de assadores pelo Brasil. Foto: divulgação 

A equipe gaúcha RS Brasa e Prosa conquistou o primeiro lugar geral na competição Pan-Americana de assadores e parrilleros neste domingo, em Valência, na Venezuela. O Torneio Panamericano de Assadores e Parrilleros foi organizado pela Associação Venezuelana e Confederação Pan-Americana de Assadores, de 28 a 30 de julho. A disputa ocorreu em seis categorias: Bovinos, Suínos, Ovinos, Frangos, Peixes e Sobremesa e o Brasil superou 11 países.

Única equipe brasileira, a RS Brasa e Prosa levou a premiação pan-americana entre 11 países. “Competimos com uma equipe coesa, cada um cuidando de uma parte importante: estruturas, fogo, gourmet e organização. Tudo funcionou e isso foi o que mais ajudou. Estamos muito felizes em representar o Estado e o país neste que é o prato típico do nosso Rio Grande, disse Luciano Medeiros, criador do O Luxo do Gaúcho e um dos diretores da Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chef’s.

Todas as carnes foram assadas inteiras e fornecidas pelo torneio. Participaram Panamá, Chile, Uruguai, México, Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil.

Divulgação

A equipe RS Brasa e Prosa representou o país e abriu o evento ministrando um workshop de Fogo de Chão, destacando as tradições gaúchas. Na competição, exibiu foco e toda a experiência adquirida em outros eventos internacionais como o Ancestral Grills World Tournament 2022, na Colômbia e o Sul-Americano de Assadores na Argentina, nos quais ficou com o quarto e o segundo lugares, respectivamente, na colocação geral.

“Estamos comemorando mais um título graças ao trabalho individual, de equipe e também aos nossos apoiadores, destaca o chef Edi Dagrê. O sabor do prato gaúcho e vencedor do Torneio Pan-Americano contou ainda com a maestria de Cleber Espindola (Chef Magaiver) e Carlos Eninger, apaixonados pelo churrasco.

 

 

O RS BRASA E PROSA

É um grupo de assadores e chefs formado em 2021 com o objetivo de qualificar o churrasco, um dos principais pratos da cultura do Rio Grande do Sul. Com uma forte atuação, os assadores do RS Brasa e Prosa integram a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chef’s – AGCC, que já conta com cerca de 250 associados. O grupo vem colecionando vitórias pelo mundo, como o segundo lugar na melhor costela do mundo, quarto lugar em todas as proteínas e sobremesa no Mundial em Medellín, na Colômbia. Também sendo segundo lugar na categoria geral no Torneio Internacional de Zapala, que ocorreu na Argentina, em março de 2023, destacando o primeiro lugar em Pescado e Suíno. Em junho de 2023, os assadores atuaram no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, comandando 500 m² de área coberta com estações de churrasco durante a Transposul, o maior evento de transporte e Logística da América Latina.

Os assadores que fazem parte da equipe RS Brasa e Prosa são nomes conhecidos do churrasco como Edi Dagrê, Luciano Medeiros (O Luxo do Gaúcho), Cléber Espíndola (Chef Magaiver) e Carlos Eninger.