No mês de agosto, o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), de Porto Alegre, administrado pelo Sistema de Saúde Vila Nova, iniciará uma ação para zerar a fila de pacientes que aguardam por cirurgias na instituição de saúde. A iniciativa integra o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas e também diminuirá em 16% a fila geral do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o HRES realiza cerca de 250 procedimentos cirúrgicos todos os meses. Com o programa, serão aproximadamente 500, resultando em mais de 1.200 até o fim do ano, além do total registrado habitualmente. Para isso, serão contratados profissionais para compor a equipe que já atua no hospital. Cirurgia geral, vascular e de urologia são as especialidades em foco, com ênfase em colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula), hernioplastia, ureterolitotripsia e tratamento cirúrgico de varizes.
Os pacientes a serem atendidos são os assistidos em ambulatório, moradores de diferentes municípios gaúchos, mas a maioria da capital. O HRES será o segundo hospital em número de procedimentos dentro do programa no Rio Grande do Sul.