Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

INSS pode cortar aposentadoria por invalidez mesmo após 10 anos de concessãom por Cristiane Gercina/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Resolução do Conselho de Previdência reforça entendimentos já aplicados na Justiça; entenda a regra. Benefícios por incapacidade podem ser cortados, mesmo após o prazo de dez anos; há, no entanto, regras que proíbem o corte - Rivaldo Gomes - 23.mar.22/Folhapress

 

 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode revisar e cortar benefícios por incapacidade e assistenciais mesmo após o prazo de dez anos da concessão. O entendimento está em resolução do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) publicada no Diário Oficial da União desta quarta (2), que uniformiza a regras para quem recorre ao conselho.

De acordo com o documento, o INSS poderá revisar e cancelar o pagamento de aposentadoria por invalidez —hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente—, auxílio-doença, que é o auxílio por incapacidade temporária, e BPC (Benefício de Prestação Continuada) após o prazo decadencial por se tratar de benefícios que estão sujeitos à revisão periódica prevista na lei.

Há, no entanto, exceções nas quais o instituto não pode fazer o corte da renda.

Segundo a advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), o INSS já vinha aplicando esse entendimento nos processos administrativos. “O que a resolução fez foi ajustar o enunciado aos posicionamentos administrativo e judicial”, diz.

Leia mais na Folha de São Paulo