O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse, nesta sexta-feira (4), que, após reduzir os tributos para a venda de carros novos, estão sendo realizados estudos para baixar os impostos da chamada “linha branca” de eletrodomésticos, que envolvem itens como geladeira, máquina de lavar e televisão.
“Os estudos ainda não terminaram. Estamos levantando as informações, mas é um caso mais complexo em relação aos veículos”, antecipou Alckmin durante coletiva de imprensa após palestra ministrada por ele na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
Ele explica que a dificuldade neste caso está no controle do crédito frente a um volume muito grande de empresas que atuam com produtos desse tipo, diferente dos carros em que o número de montadoras acaba sendo mais limitado.
Ainda sobre o programa de incentivo à compra de carros do governo federal, encerrado no mês passado, o vice-presidente o classificou como um “sucesso absoluto”. “Chegamos a ter em um único dia, a venda de mais de 26 mil veículos”, ressaltou, acrescentando que a iniciativa segue funcionando para veículos pesados.
Leia mais no Jornal do Comércio