Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Presidente do Consórcio do Nordeste diz que Zema aprofunda lógica de país dividido e desigual/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Governador de MG defendeu protagonismo do Sul e Sudeste e foi criticado por fala considerada separatista. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema - Zanone Fraissat - 31.jul.23/Folhapress

O governador João Azevêdo (PSB-PB), presidente do Consórcio Nordeste, emitiu nota neste domingo (6) classificando como preocupante a defesa feita pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do protagonismo dos estados do Sul e Sudeste, por ver estímulo a “guerra entre regiões”.

A declaração de Zema foi dada em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Ao falar sobre a criação do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), ele disse que a diferença de tratamento às regiões ficou clara durante a discussão da Reforma Tributária e cobrou espaço proporcional.

O mineiro chegou a fazer uma analogia com “vaquinhas que produzem pouco” ao falar sobre distorções de arrecadação e necessidades, dizendo que, se um produtor rural começa a dar um bom tratamento só para essas vacas, “daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”.

Leia mais na Folha de São Paulo