Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

RS: Eclima alerta para risco de vendaval em Canoas

Detalhes Notícia
As rajadas podem chegar a 100 km/h. Ainda está prevista chuva forte, trovoadas e chance de granizo. Foto: Eclima / MetSul

 

 

O Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) alerta para o risco de chuva forte, com temporal e ventos de até 100 km/h em alguns pontos isolados. A partir da aproximação de uma frente fria vinda do Oeste do Rio Grande do Sul, a passagem da instabilidade sobre o município está prevista para ocorrer a partir do fim da noite desta quinta-feira (10), com possibilidade de percorrer entre a madrugada até o meio-dia de sexta (11).

Segundo o Eclima, além do vendaval, a previsão meteorológica indica que as fortes pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas e raios. Não está descartada a chance de queda de granizo. Os acumulados de chuva na cidade podem chegar a 30 mm.

A intensidade da força do vento pode resultar em transtornos para a população canoense, como a interrupção do serviço de energia elétrica, destelhamentos, queda de árvores e outros riscos para pedestres. O Eclima recomenda que, durante o vendaval, os moradores permaneçam protegidos em suas casas ou abrigos. Já quem estiver, inevitavelmente, na rua durante o vendaval, o ideal é ficar longe de árvores, instalações metálicas, placas publicitárias, precipícios ou outros locais sem proteção.

Em casos de emergências relacionadas a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322 5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Estrutura mobilizada

O Gabinete de Gestão de Risco da Prefeitura de Canoas, assim que comunicado pelo Eclima sobre a instabilidade e previsão de vendaval, entrou em estado de alerta. Diferentes secretarias e departamentos municipais estão de sobreaviso para agir em eventuais ações emergenciais.

As subprefeituras, inclusive, foram abastecidas com volumes de lona, em caso de necessidade. Já os ginásios das escolas Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.