Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

A aplicação da toxicologia regulatória no Brasil cresce a cada ano.

Detalhes Notícia

Em um cenário de intensa transformação dentro de órgãos federais que regulamentam o setor como ANVISA, IBAMA e MAPA e uma série de grupos de trabalho que discutem os aprimoramentos necessários a cada ano, este ramo de ciência está ligado ao dia a dia das pessoas de uma forma tão profunda que nem é percebido.
Alimentos, medicamentos, dispositivos médicos, agroquímicos, produtos para Pets, cosméticos, sanitários, ou seja, praticamente tudo o que usamos no dia a dia passa por uma avaliação de toxicologia para comprovar a sua segurança para o consumo ou uso industrial, agropecuário ou médico.

Alguns números demostram a abrangência desse mercado: somente em cosméticos, a Natura e O Boticário juntos faturam mais de 35 bilhões de reais. Uma marca nova, com pouco mais de um ano e uma excelente entrada de marketing, a We Pink, faturou em uma única Live de 12h 15 milhões de reais².

Ainda no setor estético, o mercado Brasileiro é campeão em cirurgias plásticas e implantes, somente de implantes de mama são mais de 200 mil por ano¹

Agora pense nos Fármacos e Sanitários. Quantas farmácias, mercados e lojas de conveniência tem no raio de 1km de sua casa?

Agora não basta um bom produto, precisa ser seguro. O processo de avaliação de segurança é criterioso, passa por várias etapas e exige alguns testes. Além disso, cada vez mais se tem buscado métodos de teste sem o uso de animais. Além da questão ética, cada vez mais se busca abordagens mais próximas da realizada humana. Estudos demonstram que mundialmente, até 2028, somente o mercado de testes in vitro deve ter um crescimento de 7,3% ³.

Por conta disso tudo é importante ressaltar que o Brasil conta com excelentes profissionais e instituições que garantes que todos os processos serão seguidos.
Neste ano, pela primeira vez, uma toxicologista sediada no Brasil recebeu a diplomação DABT. Este título é concedido para os profissionais que fizerem o treinamento e passarem nas provas, extremamente difíceis do American Board of Toxicology.

Izabell Villella, PhD, DABT, é CEO da Inn Vitro Suporte e Gestão em Toxicologia, empresa gaúcha que tem 9 anos de consultoria nesta área. Além da Izabel a Inn Vitro também conta com o sócio João Henriques, PhD, Diretor Técnico, que no ano passado foi o único brasileiro incluído na lista de 100 mais importantes cientistas do mundo, numa lista publicada pela Stanford University, além de ser imortal da Academia Brasileira de Ciências.

A ciência ainda é pouco badalada no Brasil, mas está nos levando a patamares de excelência em várias áreas e é muito bom mostrar que ela proporciona retorno para quem se dedica.

Fontes:
1 -Start-Se – https://www.startse.com/artigos/essas-influenciadoras-venderam-15-milhoes-em-apenas-12-horas/?utm_term=18012023&utm_campaign=artigo&utm_medium=newsletter&_hsmi=242087480&_hsenc=p2ANqtz-_VqV3-IFDPiGDEiZWioa3hzPjZ4GS7rtwHKfU1l0hruIrWDmceLS_08tUUbtAWaXpQi2pJQvdfWeBUli-6cPbc9Lm9CQ&utm_source=email

2 -Mordor Intelligence – https://www.mordorintelligence.com/industry-reports/global-in-vitro-toxicology-testing-market-industry

3 – Revista Exame – https://exame.com/bussola/por-que-cada-vez-mais-gente-quer-tirar-os-implantes-de-silicone/