Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Argentina: Milei foi a mais votada, Bullrich venceu Larreta e Massa venceu Grabois, por Mará Aguirre/TELAM

Detalhes Notícia
A definição das primárias gerou um cenário inesperado de paridade relativa de três forças (LLA, JxC e UxP) que implica um desafio para os três espaços, que a partir desta segunda-feira terão que enfrentar a campanha rumo às eleições gerais de outubro com a necessidade para apoiar os votos obtidos, mas também sairão para buscar novos apoios. Foto: Fernando Gens.

 

 

O economista Javier Milei, candidato presidencial de La Libertad Avanza (LLA), tornou-se o candidato mais votado em nível nacional nas primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO) realizadas neste domingo, nas quais Patricia Bullrich venceu o estágio contra Horacio Rodríguez Larreta em Juntos pela Mudança (JxC) e Sergio Massa venceram Juan Grabois em União pela Pátria (UxP).

Escrutinados 93% das mesas de todo o país, Milei alcançou 30,26% dos votos, enquanto o segundo e terceiro lugares com diferenças mínimas foram obtidos por JxC (28,24%) e UxP (27,11%). para ser competitivo para a eleição geral em 22 de outubro.

A contagem provisória também mostrou uma paridade relativa de três forças (LLA, JxC e UxP), em um resultado que confirmou um pouco o prognóstico traçado pela vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner há três meses, quando disse que “uma eleição de terços” era vindo”.

O mapa apresentado pelo PASO pode ter volatilidade e por isso mesmo implica um desafio para os três espaços, que a partir desta segunda-feira terão de enfrentar a campanha rumo às eleições gerais de Outubro com a necessidade de sustentar os votos obtidos mas também saia procurando adicionar novos suportes.

Assim, os votos que ratificarem mais o que conseguirem somar como novos eleitores serão decisivos para a eleição de 22 de outubro, na qual poderá ser definido o cargo de Presidente (se alguém obtiver 45% dos votos ou 40% com 10 pontos percentuais de diferença com a segunda) juntamente com a composição de metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado.

Leia mais em TELAM