Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Porto Alegre recebe título de Hub de Resiliência durante encontro do Iclei

Detalhes Notícia
Além de Porto Alegre, apenas outras quatro cidades brasileiras têm a certificação. Foto: Cesar Lopes / PMPA

 

 

Porto Alegre recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, o certificado de Hub de Resiliência, durante a Cerimônia de Abertura do 2º Encontro Iclei Regional Sul, que aconteceu no Farol Santander, no Centro Histórico. A certificação é o resultado do compromisso da capital gaúcha em apoiar outros governos locais no avanço de seus processos de resiliência a desastres. Clemént da Cruz, oficial Junior do Programa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) no Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – Américas e Caribe e Rodrigo Corradi, secretário executivo do Iclei na América do Sul, entregaram o certificado ao prefeito Sebastião Melo e ao secretário de Governança Local e Coordenação Política e diretor de Resiliência de Porto Alegre, Cassio Trogildo.

A certificação é conferida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030). Para obter esse reconhecimento, a capital trabalhou durante um ano em um plano de ação para promoção da resiliência junto aos municípios integrantes da Granpal, cuja elaboração contou com o acompanhamento de organismos internacionais, até ser avaliado e, finalmente, certificado. Atualmente, apenas cinco cidades brasileiras têm tal certificação: Porto Alegre, Recife, Campinas, Salvador e Barcarena (PA).

O título permite que Porto Alegre tenha acesso a capacitações e conteúdos, em cooperação nacional e internacional, tanto para implementar ações no município, quanto para se transformar num vetor regional de transformação e informação rumo à resiliência climática, disseminando boas práticas para as cidades ao seu redor.

Hubs de resiliência – Têm o papel de promover o compartilhamento de conhecimento, capacitação e criação de oportunidades de aprendizado. Eles devem inspirar outros governos locais a se comprometerem com uma maior resiliência.

Porto Alegre Resiliente – Em 2016, foi criada a Coordenação de Resiliência no município e elaborada a Estratégia de Resiliência, a primeira a ser lançada por uma cidade da América Latina. Em 2013, Porto Alegre foi selecionada para integrar o projeto 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockefeller. A partir daí, foi formado um grupo de trabalho com a participação de diversas entidades da sociedade civil e das 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). Resultou em um texto concluído em 2014 e protocolado na Câmara Municipal em 2015, como projeto de lei que instituiu o Plano Municipal de Resiliência Cezar Busatto, sancionado em 2019. Desde 2021, a capital integra a Rede Mundial de Cidades Resilientes (Global Resilient Cities Network).