Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Rodrigo Valin de Oliveira é Cidadão de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Solenidade de entrega do título ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Freitas Lopes/C

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene na noite desta quinta-feira (24) para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao professor Rodrigo Valin de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiggi Bertaco (PDT). A solenidade, que ocorreu no Plenário Otávio Rocha, foi conduzida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Bertaco relembrou seu histórico com Valin, seu professor na disciplina de política e teoria geral do Estado no curso de Direito da UFRGS, afirmando que o homenageado possui “uma das melhores didáticas que eu, como aluno, presenciei”. Ele enumerou diversos motivos que justificariam a concessão do título: “poderia exaltar suas publicações acadêmicas, seu currículo, o fato de ter contribuído para a formação de milhares de profissionais, sua defesa dos direitos humanos”. Bertaco concluiu afirmando que “o motivo é que o senhor tem um coração enorme, uma bondade e um espírito público que são capazes de incentivar, motivar e transformar qualquer pessoa com quem conviva. Porto Alegre é uma cidade muito melhor por sua presença”.

O homenageado relembrou sua mudança para a Capital e o cenário cultural e acadêmico com que se deparou, no final dos anos 1980: “Havia um patrimônio cultural e histórico, um mundo das ideias, a Porto Alegre dos livros, a Porto Alegre cultural, que fervilhava. Tive contato com grandes professores, figuras da intelectualidade sul-rio-grandense”. Ele destacou que “hoje, posso dizer que sou Porto Alegre, misturado que estou às histórias desta cidade”.

O professor agradeceu à Câmara pela homenagem e afirmou que “aqui, contempla-se, como em nenhuma outra instituição, a diversidade que há nas sociedades livres”. Ele afirmou que “as instituições são a chave para a democracia, o regime dos direitos humanos” e que “o Legislativo é a espinha dorsal das instituições democráticas”.

Valin fez referência à docência, dizendo que “o magistério deve ser marcado pela tolerância, entendida no sentido de aceitação das diferenças, de respeito pelo outro”. Ele também homenageou seus estudantes: “Minha cidade são os meus alunos. Meus estudantes são o meu centro de gravidade”, afirmou.

Histórico

Rodrigo Valin de Oliveira é natural de Taquara. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor adjunto da UFRGS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de governo, filosofia do Estado, direitos fundamentais, direitos humanos, controle de constitucionalidade, Supremo Tribunal Federal e Poder Judiciário. Integra a Comissão de Ética Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, entre 2017 e 2020. Na UFRGS, mantém grupo de estudos público e gratuito a todos os interessados em estudar direito constitucional e direitos humanos, quer tenham vínculo formal ou não com a Universidade. Antes de ingressar como professor na UFRGS, exerceu a docência universitária no curso de Direito da Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), orientando alunos e alunas em trabalhos de conclusão de curso e sendo responsável por atividades de extensão por mais de uma década. Também foi coordenador do curso de Direito da Uniritter.