Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Lula critica composição de Segurança da ONU: “Quem faz guerra é do Conselho"/Band News

Detalhes Notícia
Segundo o presidente, é preciso mais representatividade de países da África e da Ásia e defendeu a entrada do Brasil no colegiado. Foto: Ricardo Stuckert

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, neste sábado (26), a composição do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a viagem que faz a Angola, ao dizer que os membros permanentes do colegiado são os responsáveis por guerras no mundo.

“O Conselho de Segurança, que deveria ser da segurança, da paz e da tranquilidade, é o Conselho que faz a guerra sem conversar com ninguém. A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança, Estados Unidos foi para o Iraque sem discutir, a França e a Inglaterra invadiram a Líbia sem discutir. Quem faz a guerra são os países do Conselho de Segurança. Quem produz armas, quem vende armas são os países do conselho”, declarou, em conversa com jornalistas em Luanda, capital do país.

Lula vem cobrando representatividade de países da África e mais integrantes da Ásia no Conselho de Segurança da ONU. Atualmente, cinco países são membros permanentes: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França. Para que o colegiado tome uma decisão é preciso que seja unânime. Ou seja, todos têm poder de veto. O presidente defendeu a entrada do Brasil no Conselho, além da Índia, da Alemanha e de outros países da Ásia e representantes da África.

Leia mais em Band