Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Doações de órgãos aumentam após caso de Faustão e campanha da Band

Detalhes Notícia
Só em 2023 mais de 200 transplantes cardíacos ocorreram no país, a maioria feita pelo SUS. Doações de órgãos aumentaram no Brasil. Reprodução/Pixabay

 

 

Centrais estaduais de transplantes de órgãos registraram aumento das doações após a divulgação do caso do apresentador Fausto Silva, o Faustão e o lançamento da campanha de incentivo da Band, ‘Doe Órgãos, Doe Vida’, que visa conscientizar sobre a corrida para salvar vidas e a importância da doação de órgãos.

Antes da campanha, o Brasil realizou 21 mil transplantes dos mais diversos tipos, sendo 88% feitos pelo SUS. Só em 2023, foram mais de 200 transplantes cardíacos e destes, 72 pacientes estavam há menos de 30 dias no cadastro de espera, como no caso de Faustão.

Pela lei brasileira, é a família que autoriza a doação de órgãos de uma pessoa que acabou de falecer. Só depois que a doação é autorizada, é feita então a lista de possíveis receptores, com base no cadastro nacional de transplantes. E essa lista obedece vários critérios de compatibilidade e também do estado de saúde do paciente que está a espera do órgão.

Leia mais em Band