Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Melo destaca papel transformador das periferias na abertura da ExpoFavela

Detalhes Notícia
Prefeito lembrou importância da regularização fundiária para os municípios em painel de abertura com o governador. Foto: Pedro Piegas / PMPA

 

 

A primeira edição da ExpoFavela no Rio Grande do Sul começou nesta sexta-feira, 1º, em Porto Alegre, e continua no sábado, 2, tendo como palco principal o Centro de Eventos da PUCRS. A maior feira de empreendedorismo da América Latina direcionada ao público das periferias abre espaço para 92 expositores e recebe um público de 4 mil pessoas.

Na abertura, que teve como mediador o ex-presidente da Central Única das Favelas (Cufa) Preto Zezé, o prefeito Sebastião Melo ressaltou que a periferia não pode ser vista como um problema, mas sim como um ambiente de empreendedorismo transformador.

“Não é com paternalismo que devemos entender as comunidades periféricas, mas com ações que promovam oportunidades, como o Feirão Digital. O mundo pós-pandemia mostra que os empreendedores querem ficar nas comunidades e desenvolver seus negócios” – Prefeito Sebastião Melo.

Melo lembrou que a regularização fundiária é um desafio nas grandes cidades brasileiras, e em Porto Alegre não é diferente. O prefeito destacou ainda ações de descentralização da cultura, promovendo inclusão nas comunidades periféricas.

Preto Zezé disse que a realização da ExpoFavela em Porto Alegre representa uma nova página na história das periferias. “A periferia não pode ser vista mais como um lugar de carência, mas sim de potência”, afirmou. O governador Eduardo Leite comentou a parceria exitosa entre Porto Alegre, o governo do Estado e a Cufa para a realização do evento na Capital.

Neste sábado, o prefeito participa novamente da ExpoFavela/RS, às 10h, em um painel com o tema “O papel transformador da inovação na transformação social”.

ExpoFavela/RS – Os expositores gaúchos de periferias e comunidades estão apresentando seus trabalhos aos visitantes e investidores. Serão selecionados 10 empreendedores locais para a edição nacional da ExpoFavela em São Paulo, em dezembro de 2023.