A Orquestra Villa-Lobos lançou, nesta semana, campanha para arrecadar o valor que garantirá a participação de 38 jovens músicos, regente e solista, no total de 40 integrantes da OVL, no XXVII Seminário Latinoamericano de Educação Musical, de 10 a 14 de outubro de 2023 em Valparaíso (Chile). “A Orquestra foi selecionada para integrar a programação artística do Seminário e contamos com a sociedade civil, entidades e empresas privadas para que possamos oportunizar essa experiência única aos nossos meninos e meninas e bem representar o Estado e o país no evento”, explica a regente e coordenadora da OVL, Cecília Rheingantz Silveira. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre se comprometeram a financiar parte da viagem: o que representa 60% do custo total. Neste sentido, a ação visa a levantar o restante do valor por meio da campanha.
Como aderir à campanha “De malas prontas com a OVL”?
A campanha consiste na doação de cota(s) no valor de R$ 5.500, referente ao custo de 1 (um) músico na viagem, que inclui passagens aéreas, estadia e alimentação por 5 dias. A adesão pode ser de uma ou mais cotas. Cada cota doada significará mais um músico participando da viagem. A doação deverá ser feita por depósito:
Banrisul
Agência 0156
C/c 06855633-05
Conselho Escolar da EMEF Heitor Villa Lobos
CNPJ 02.029.793/0001-05
O evento
O XXVII Seminário Latinoamericano de Educação Musical é promovido pelo Forum Latinoamericano de Educação Musical, entidade privada que reúne educadores musicais de todas as áreas e níveis de atuação dos países da América Latina. Criado em 1995, se propõe a desenvolver, mediante ações concretas, uma maior consciência sobre o valor da educação musical na formação integral do ser humano e estabelecer uma rede profissional solidária e operativa no continente. Desta forma, anualmente promove seminários, cada vez em um país.
Mais sobre a OVL
A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e os DVDs (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013 e Paz & Amor, de 2021). Ao longo de 31 anos, a Orquestra já fez mais de 1,3 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, somando mais de duas dezenas de prêmios e se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil.