O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, inaugura neste sábado (16) a Unidade de Saúde da Família Granville, a segunda de um total de 10 que serão construídas até 2024 no município. Com uma estrutura moderna e bem equipada, a obra é uma iniciativa do Qualifica Atenção Primária, programa da prefeitura que cuida da atenção básica à saúde. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Neste sábado, a inauguração da USF Granville terá uma série de atividades para a população. Das 14h às 17h, haverá brinquedos para as crianças, atrações musicais e ações de saúde como verificação de pressão arterial e realização de testes rápidos. Além disso, estão programadas ações como o cabide solidário – iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama que disponibiliza peças de roupas para serem doadas – e a arrecadação de alimentos não perecíveis, assim como materiais recicláveis.
“Estamos investindo pesado para melhorar a assistência à saúde, que tem ligação direta com o bem-estar das pessoas, com a qualidade de vida na nossa cidade. Esse é um dos propósitos dos nossos programas para qualificar e agilizar o atendimento à população com novas e modernas estruturas”, destaca o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
A nova USF, localizada na rua General Frota, 37, no bairro Parque dos Anjos, atenderá a uma população estimada em 8 mil pessoas na região. A estrutura terá sala de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, contará com cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem e um consultório odontológico, bem como um espaço próprio para os profissionais de saúde. Duas equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – e uma equipe de Saúde Bucal, formada por um dentista e um auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos.
Além disso, haverá procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas doenças. Em média, serão 4 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Dona Mercedes, Moradas do Sobrado, Sítio Gaúcho, Granville, Pôr do Sol, Jardim do Cedro e Altaville. Também serão realizados atendimentos em casa e atividades de prevenção e promoção à saúde.
Gravataí tem, atualmente, 29 unidades de saúde (20 Unidades de Saúde da Família e nove Unidades Básicas de Saúde. “Temos uma das maiores coberturas de atenção primária da região metropolitana e estamos entre os melhores indicadores do programa Previne Brasil nas cidades com mais de 200 mil habitantes. A qualificação das unidades de saúde melhora o atendimento e o acolhimento à população, além de possibilitar melhor estrutura para o trabalho dos profissionais da saúde”, comentou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses.