As ações realizadas pela Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) levando a carne de búfalo para diversos eventos gastronômicos e do agronegócio vêm surtindo efeito. Em alguns, inclusive, com a iniciativa de assar uma carcaça inteira para o público, chamaram a atenção de outros organizadores de feiras e eventos que também querem levar ao seu público o produto.
De acordo com a presidente da entidade, Desireé Möller, após a participação na Expointer surgiram contatos para organizar ações em diversas localidades. Uma delas ocorrerá no próximo domingo, dia 16 de setembro, em Eldorado do Sul (RS). “Em outubro, a princípio, teremos ações na Unisinos, em São Leopoldo, em Gravataí e até na Argentina. E já tem gente interessada em assar a carcaça de búfalo inteiro para o ano que vem”, revela.
Conforme a dirigente, estes são os frutos colhidos pela boa apresentação de uma boa carne ao público. “E por ter tido o Restaurante do Búfalo durante a Expointer, as pessoas puderam experimentar a carne e ver o quanto ela é, em questão de gosto, similar à carne do bovino, que não é uma carne de caça como tínhamos vários preconceitos, e o quanto nutritiva e saudável ela é”, destaca.
A ação em Eldorado do Sul ocorrerá a partir das 20h, intitulada “1º Assado de Búfalo em Eldorado do Sul”, no Piquete RM Eldoradense. O assado ficará a cargo de Everton Gonçalves. “Escolhi Eldorado do Sul para fazer um assado de búfalo por dois motivos. Tenho um apreço grande pela cidade e por querer divulgar a qualidade da carne de búfalo. Temos que quebrar esse paradigma e associação com carne selvagem, na minha opinião a única diferença para o bovino é que a carne de búfalo e seus derivados são muito mais saudáveis”, salienta.