Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Concertos Comunitários - Primavera no Teatro do Bourbon Country. Orquestra Theatro São Pedro se apresenta nodia 24 de setembro.

Detalhes Notícia
Orquestra Theatro São Pedro Foto: @viniangeli Vinícius Angeli

 

 

O início da primavera em 2023 será marcado por um espetáculo emocionante! Tocando grandes clássicos da música de concerto, com destaque para excertos da “Ópera Carmen”e compositores consagrados, a Orquestra Theatro São Pedro será a responsável pela trilha sonora do dia 24 de setembro. A apresentação acontece às 18h, no Teatro do Bourbon Country e conta com a regência  do maestro Evandro Matté, solos de Daniel Germano e Kauanny Klein.

O acesso ao espetáculo é gratuito e tem ingressos limitados. Cada pessoa pode retirar 2 ingressos por CPF em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil e Bourbon Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

A iniciativa dos concertos comunitários Zaffari existe desde 1987. A Companhia Zaffari oferece à população eventos que contribuem para difundir a música erudita de forma democrática, gratuita e alegre. Os espetáculos apresentam obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea.

A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia, Áustria e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Kauanny Klein cresceu nos palcos, no interior do RS. Aos 8 anos teve sua iniciação no estudo da leitura musical (partitura) e instrumentos; Aos 11 iniciou aulas de teatro para aprimoramento da interpretação no palco. Com 16 estava na faculdade de Música (UPF) e aos 23 conquistou o grau de Mestra em Música (UFBA). Realizou diversos recitais, concertos ao lado de pianistas, violonistas e orquestras como OSINCA e OSPA.

Em 2018 realizou a Turnê Canciones de Sudamerica com o violonista argentino Javier Buján em uma série de aproximadamente 18 concertos no sul do Brasil, na Espanha e na Argentina, onde gravaram um álbum com canções de compositores argentinos e brasileiros, dentre eles Carlos Guastavino e Waldemar Henrique. Além de atuar em escolas privadas de música, foi professora do Bacharelado em Canto e da Licenciatura em Música da Universidade de Passo Fundo de 2018 a 2020. Em ópera, alguns de seus personagens foram Helena, na Ópera La Belle Helene de Offenbach (Teatro Guaíra, Curitiba/PR); La suora Infermiera em Suor Angelica de Puccini (Theatro São Pedro, Porto Alegre/RS); Papagena na Flauta Mágica de Mozart (Teatro Scar, Jaraguá do Sul/SC); Rainha na estreia nacional da ópera Fête Galante de Ethel Smyth (Palácio Sônia Cabral, Vitória/ES). Atualmente trabalha como cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e integra a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul.

Daniel Germano é especializado em performance pelo Conservatorio Statale Antonio Buzzola, de Adria. Germano iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo posteriormente orientado por Gisa Volkmann. Em 2023, foi Tonio em Pagliacci com a Ospa. No mesmo ano, fez Einsenstein, de A Viúva Alegre, com a mesma orquestra e Sarastro, em montagem da Companhia de Ópera do RS.

Em 2022, refez Juan na Operita Violoncello, no TSP de POA, Alfio em Cavalleria Rusticana e foi solista do Requiem de Mozart na sala Cecília Meirelles. Em 2021, foi Don Belflor em montagem da ópera O Acordo Perfeito (Adam), com a OSPA. Em 2020, estreou como Juan na Operita Violoncello (Arthur Barbosa) apresentada no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Tem em seu currículo mais de 30 óperas realizadas. É reconhecido por sua versatilidade vocal, já tendo se apresentado em 10 edições do Natal Luz de Gramado e em shows de música popular no Brasil e a Europa.

SERVIÇO

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários – Primavera

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Data: 24 de setembro

Horário: 18h

Local: Teatro do Bourbon Country

Classificação: Livre

Patrocínio: Zaffari

Planejamento cultural: Opus Entretenimento

Realização: Associação Pró Música de Porto Alegre, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução

 

 

INGRESSOS

A entrada é gratuita. Cada pessoa pode retirar 2 ingressos por CPF em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil e Bourbon Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.