A Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) encaminhou na última terça-feira (19/09) documento ao Governo Estadual, Governo Federal e parlamentares, solicitando apoio e atenção para situação de indústrias avícolas e produtores da região do Vale do Taquari/RS, drasticamente afetadas pela tragédia das enchentes.
A situação das indústrias afetadas é gravíssima e requer amparo governamental, seja na esfera estadual e federal, e também de instituições bancárias públicas ou privadas, pois os prejuízos estruturais e econômicos poderão impactar além da economia das indústrias, também a geração de milhares de postos de trabalho, atividades rurais e o desenvolvimento sócio econômico da região, comentou o Presidente Executivo da O.A/RS – José Eduardo dos Santos.
Santos ainda enfatizou que o impacto sócio econômico direto e indireto que recai sobre estas indústrias, também está relacionado a manutenção e continuidade de muitos postos de trabalho e da economia de indústrias e serviços de outras áreas que atendem as empresas da região.
No documento a entidade destaca que é de extrema importância, uma condição especial de linhas de crédito e financiamentos, tendo como base de sustentação para acesso rápido um fundo garantidor, prazos de pagamento prolongados e taxas compatíveis com a situação.
No teor do documento com forte apelo a entidade reforça a necessidade de ações urgentes e efetivas, uma vez que, fornecedores de insumos, tecnologias e serviços precisam manter o atendimento às indústrias da região em dificuldades para que a retomada seja viável.
No que se refere aos prejuízos as estimativas iniciais ainda oscilam entre R$180 e R$220 milhões, sem contabilizar os impactos no faturamento e outras questões mercadológicas que afetam às indústrias impactadas.