Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 5.106 casos confirmados de dengue em Porto Alegre até 16 de setembro (semana epidemiológica 37). Do total, 4.583 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. Em 2022, foram confirmados 5.088 casos de dengue na Capital. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS.
O mesmo balanço aponta 2.006 suspeitas descartadas, 530 casos com classificação final inconclusiva e 220 suspeitas em investigação. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023 até o momento, mesmo número registrado em todo o ano de 2022.
Os dados estão publicados no Boletim Informativo da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica 37 (SE 37 – 10/9 a 16/9). É considerada, na análise, a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sinan – Sistema de informação de Agravos de Notificação.
Desde o início do ano, de acordo com dados do Boletim, foram notificadas 8.527 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da SMS, sendo 7.862 de residentes da Capital. Esse dado também pode ser revisado, pois o Sinan segue em constante atualização pela vigilância epidemiológica da DVS.
Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim indica baixa infestação na maioria dos 46 bairros monitorados com armadilhas. No entanto, dois bairros da Zona Leste, Vila São José e Vila João Pessoa, apresentam infestação elevada do vetor. Confira a situação neste link.