Faltando um mês para o início da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Câmara Rio-Grandense do Livro divulga mais um destaque da programação adulta. O escritor e neurocientista Miguel Nicolelis participará de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da utilização da inteligência artificial. Será dia 28 de outubro, um sábado, às 17h30. O escritor, professor, colecionador de arte e médico oncologista Gilberto Schwartsmann mediará o encontro, que ocorrerá no auditório Barbosa Lessa, no Espaço Força e Luz (R. Andradas 1223).
Nicolelis é pioneiro na pesquisa em interface cérebro-máquina (ICM), tecnologia que permite a captação das dinâmicas cerebrais em computador. Ele fundou e é diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra. É autor dos livros Muito além do nosso eu (2011), O cérebro relativistico: como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing (2015), Made in Macaíba (2016) e O verdadeiro criador de tudo (2020).
A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorrerá de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. O patrono desta edição é o escritor e cineasta Tabajara Ruas.