Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

34ª ExpoAer reúne mais de 40 mil visitantes na Base Aérea de Canoas

Detalhes Notícia
34ª ExpoAer reúne mais de 40 mil visitantes na Base Aérea de Canoas Apresentações de paraquedistas e acrobacias aéreas encantaram o público infantil. Foto: Pamella Mendes

 

 

O Dia das Crianças em Canoas foi marcado pela tradicional Exposição Aeronáutica (ExpoAer). Em sua 34ª edição, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes no feriado desta quinta-feira (12), na Base Aérea.

Olhares curiosos e atentos acompanhavam principalmente o público infantil ao verem as aeronaves de perto. Com isso, houve uma grande expectativa pelas apresentações da esquadrilha da fumaça. “Aproveitei o feriado para trazer os meus filhos Matheus, de 3 anos, e o Paulo, de 5 anos, para conhecerem a Base Aérea. Eles estão encantados com os aviões e animados com as acrobacias aéreas”, declarou Maiara Peres Ramos, 30 anos, moradora do bairro Harmonia.

Para o comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Marcelo Zampieri Bussmann, a cada edição da atividade, um novo desafio. “Após três anos sem evento, devido à pandemia, a nossa expectativa de reunir um grande número de famílias de todo o Estado está sendo superada. Dessa forma, conseguimos apresentar a nossa instituição e incentivar futuros pilotos”, destacou. Em 2023, a ExpoAer prestou homenagem aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, considerado pai da aviação.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, prestigiar um dos maiores eventos aéreos do Cone Sul como a Expoaer, após três anos de pandemia, é uma honra. “A Base Aérea de Canoas nos orgulha pelo seu potencial perante a aviação brasileira. Além de sediar a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça aos seus visitantes”, declarou.

Atividades artísticas

O evento também contou com a participação da Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais, coordenadorias e subprefeituras. Atividades especiais para as crianças foram realizadas pela Secretaria de Cultura, entre elas contação de histórias com a Professora Maluquinha e sessões de pinturinhas e desenhos. “A nossa filha Liana, de 5 anos, está surpresa com a quantidade de brincadeiras e com os aviões. Estou incentivando ela participando da atividade da pinturinha. Ela adora pintar, e até eu participei da brincadeira”, contou o pai de Liana, Lucas Rover, 40 anos, morador do bairro São José. Para a secretária adjunta de Cultura, Tina Colares, levar a alegria às famílias canoenses através da música, dança e atividades lúdicas foi compensador para toda a equipe.

Solidariedade

A solidariedade esteve presente na 34ª ExpoAer. A entrada ao evento foi gratuita. Mesmo assim, os visitantes colaboraram com doações de alimentos não perecíveis, totalizando cerca de 25 mil quilos arrecadados. Os donativos serão encaminhados posteriormente ao Banco de Alimentos de Canoas.