Porto Alegre, sexta, 22 de novembro de 2024
img

Feira do Livro de Canoas: Muitas histórias foram compartilhadas por Martha Medeiros e Leticia Wierzchowski, neste domingo

Detalhes Notícia
As escritoras descreveram as suas inspirações para a plateia canoense. Foto: Thiago Guimarães

 

 

O bate-papo descontraído com a autora de diversos best sellers e jornalista Martha Medeiros tornou a noite deste domingo (15) ainda mais especial. O encontro com a escritora contou com a participação de Leticia Wierzchowski, também escritora, roteirista e professora de escrita criativa, no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal. Durante o evento, elas realizaram a tão esperada sessão de autógrafos.

O cenógrafo e renomado diretor de teatro, Luciano Alabarse, conduziu a roda de conversa entre as convidadas. Martha estava entusiasmada ao visitar a Feira do Livro de Canoas. “É a terceira vez que venho a Canoas e sempre sou muito bem recepcionada. Estou aproveitando a oportunidade para divulgar a turnê de lançamento do meu novo livro de crônicas, ‘Conversa na Sala’. Este encontro com a comunidade canoense aqui na Feira do Livro está sendo fundamental para aproximar escritor do leitor”, declarou Medeiros ao se definir como uma apaixonada pela literatura.

A jornalista e colunista compartilhou animada com o público que já possui mais de 30 livros publicados, entre poesia, crônicas e ficção. Entre as suas autorias ela citou as crônicas “Divã, Doidas e Santas”, publicado em 2002 e adaptado no cinema em 2009, com atuação da atriz Lilia Cabral no papel principal, foi um dos destaques da sua carreira. Relembrou também a sua autoria em “Feliz por Nada”, “Tudo que eu queria te dizer” e “Fora de Mim”, todos adaptados para o teatro. Já vendeu, no total, um milhão de exemplares, incluindo seu único livro infantil, “Esquisita como Eu”, e a trilogia “Um Lugar na Janela”, que traz relatos de viagens. “Posso dizer que eu respiro a literatura. Sinto emoção ao narrar o que estou vivenciando. Escrever é a minha maior inspiração”, declarou Martha Medeiros.

A professora aposentada, escritora e membro da Casa do Poeta de Canoas, Maria Regina Rigo, 68, declarou que coleciona as crônicas de Martha Medeiros. “Tenho todas as crônicas e livros de Martha Medeiros. Admiro a forma de como ela conduz as suas narrativas. Estou prestigiando com muita honra este Encontro com o Escritor da Feira do Livro”, descreveu. Assim como Maria Regina, a expectativa de muitos canoenses ao acompanharem a trajetória de Martha Medeiros lotou o auditório Sady Schwitz, na noite deste domingo.

Romance gaúcho

Leticia Wierzchowsk também compartilhou as suas experiências com o público. Ela contou motivada à plateia que já possui mais de 35 livros de ficção adulta e infantil publicados no Brasil e no exterior. Entre os seus sucessos, está o romance “A Casa das Sete Mulheres”, que foi adaptado pela TV Globo para uma série de 50 capítulos exibida em mais de 40 países. O livro acabou de ganhar uma versão em HQ editada pela Maralto. “Estou realizada com o reconhecimento do meu trabalho. A Casa das Sete Mulheres retratou romance contando aqui no Rio Grande do Sul e a história tradicionalista se expandiu para o exterior”, destacou.

Apoio cultural

A 38ª Feira do Livro de Canoas tem promoção do Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan; realização da Prefeitura de Canoas e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução; produção cultural da Danna Produções.

Confira a programação completa da 38ª Feira do Livro de Canoas clique aqui