Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Cidadaniaitaliana.org monta escritório em São Paulo

Detalhes Notícia
Crescimento da demanda por processos de reconhecimento de nacionalidade levou a empresa cidadaniaitaliana.org, fundada em Porto Alegre e com uma filial em Roma (Itália) a atender presencialmente em São Paulo. Foto: Thiago Tasso

 

A experiência dos 27 anos de atividade do escritório cidadaniaitaliana.org ganha um novo capítulo no Brasil. Com sedes no Rio Grande do Sul, onde foi fundado pela advogada e tradutora pública Claudia Antonini, e Roma (Itália), a empresa agora passa a contar com escritório na cidade de São Paulo, localizado na Avenida Angélica, 2578, 9º andar – bairro Bela Vista.

A inauguração da terceira unidade da empresa e a escolha da cidade de São Paulo se dá como um espelho do que tem ocorrido com o comportamento da sociedade em geral. Dados do Istituto Nazionale di Statistica (Istat) e do Eurostat, indicam, em média, que em 2022, uma pessoa se tornou italiana a cada 38 estrangeiros residentes no país. Ocorre que além desses residentes estrangeiros, há um alto número de aquisições por parte de brasileiros (e também argentinos). Isso se deve à possibilidade de reconhecimento “ius sanguinis”, que é a ascendência direta de antepassados italianos.

“E é aí que o trabalho desenvolvido por todas as equipes dos nossos escritórios se torna uma referência. A expansão com uma terceira unidade, justamente em São Paulo, onde há uma das maiores comunidades italianas no mundo fora da Itália, tem um significado muito além da estrutura física para acolhimento e atendimento dos clientes. A empresa cidadaniaitaliana.org, com seus advogados e tradutores públicos habilitados no Brasil e na Itália, bem como toda a equipe de profissionais especializados, entrega em 2023 um protagonismo que nos enche de orgulho”, comenta a CEO, Claudia Antonini.

Na qualidade de advogada e tradutora pública, ela destaca a relevância de o escritório atuar na corte italiana: “A habilitação no direito de um país como a Itália carrega nossa história nas entrelinhas. Eu mesma, ao percorrer todo o processo de resgate familiar, de interesse no conhecimento das leis, obrigações e direitos dos cidadãos, adquiri uma experiência que compartilho com meus clientes”, avalia. Usando as melhores técnicas e estratégias, buscamos assegurar os direitos de quem deseja ser reconhecido legalmente como cidadão italiano. “Mas, estamos aqui também para formar cidadãos que saibam dos seus deveres, que conheçam as inúmeras possibilidades a que estarão submetidos, como trabalho e educação formal, trânsito na União Europeia e até mesmo trâmites de casamentos, heranças e patrimônios”, complementa Claudia.

A nova sede da cidadaniaitaliana.org chega com o ingresso do advogado Cristiano Girardello, que assume a diretoria jurídica da empresa. “O processo de reconhecimento da cidadania italiana começa com a pesquisa e organização de documentos, gestão de procedimentos junto a cartórios, tabelionatos, igrejas, cúrias e tribunais no Brasil e na Itália. E, tal como a nossa fundadora citou, compreendemos a necessidade de percorrer junto aos clientes os passos que nós mesmos já vivenciamos em nossos processos familiares”, concorda Girardello.

Desde a sua fundação, a cidadaniaitaliana.org soma mais de 10 mil famílias atendidas. “Nesta maravilhosa jornada de reencontro das origens, ajudamos milhares de pessoas a resgatarem seu passado, reunirem suas famílias e se formarem verdadeiros cidadãos. E, para muito além dos evidentes interesses econômicos envolvidos na prestação de serviços que executamos, queremos mesmo é alçar voos maiores. Ainda em 2023 devemos lançar nossa plataforma digital tornando os processos disponíveis e transparentes aos clientes”, antecipa o sócio. Para ele, mais do que disponibilizar tecnologicamente acessos e demandas, “os caminhos online” darão suporte para um projeto didático inédito e extremamente necessário: a capacitação de parceiros com o conhecimento adequado das exigências da legislação italiana e brasileira.