Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
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Porto Alegre: Quase metade dos comerciantes da Capital aumentaram ou mantiveram as vendas do Dias das Crianças

Detalhes Notícia
Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre revelou que a expectativa de faturamento foi de acordo com o esperado para 39%. Foto: Felipe Rau / Estadão

 

 

De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA, quase metade dos respondentes, representantes do comércio da Capital, afirmaram ter vendido mais ou de forma igual à data do último ano. Isso porque segundo os dados obtidos, 29% mantiveram a média de vendas de 2022, e 20% disseram ter aumentado seus resultados.

A parcela que respondeu que diminuiu as vendas no Dia das Crianças em 2023 ficou em 33%. Sobre este último dado, as justificativas mais citadas por esses que disseram ter vendido menos, são, em ordem, as seguintes:

Crise financeira (36,4%)
Clima, muita chuva (27,4%);
Moderação para comprar (9,0%);
Pessoas sem dinheiro (9,0%).

Quanto ao valor do ticket médio, os lojistas entrevistados relataram ter ficado em torno de R$ 220,00. Outro aspecto que a pesquisa não deixou de fora é sobre a época de maior movimento de compras. Os consumidores deixaram para última hora a compra dos presentes, sendo o período mais citado a véspera do Dia das Crianças, com 71,0% das respostas. Em seguida aparecem a semana anterior à data (18,0%) e o Dia das Crianças (9,0%). Os consumidores que se anteciparam e compraram cerca de quinze dias antes foram apenas 2,0%.

Forma de pagamento

Perguntados sobre qual a forma mais utilizada pelo cliente para pagamento, o resultado foi o seguinte:

Parcelado no cartão de crédito: 68,0%
À vista no débito: 18,0%
Cartão de crédito em 1 vez: 10,0%
À vista em dinheiro: 2,0%
À vista pelo Pix: 1,0%
Parcelado no crediário: 1,0%

Físico x online

Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 56,0% mencionou que vendeu exclusivamente em lojas físicas. Outros 44% citaram que a venda se deu em ambos os locais. Entre os canais online, os sites da loja estão à frente com 72,7%. Em seguida aparecerem WhatsApp, com 25,0%, e o Instagram, com 2,3%.

Quanto à forma de pagamento utilizada por aqueles que efetuaram compras online, a pesquisa indicou os seguintes dados:

Link de pagamento: 84,1%
Pix: 25,0%
Cartão de Crédito: 2,3%
Transferência eletrônica/bancária: 2,3%

Produtos líderes de venda

A pesquisa revelou, ainda, quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre.

Vestuário:
Roupas em geral: 53,8%
Conjuntos: 17,9%
Camisetas: 15,4%
Meias: 12,8%
Cuecas e calcinhas: 12,8%
Moda praia: 10,2%
Vestidos: 10,2%

Brinquedos:
Carrinhos: 75,0%
Bonecas: 66,7%
Jogos: 66,7%
Legos: 16,7%
Bonecos de Super Heróis: 16,7%
Bolas: 8,3%

Calçados:
Tênis: 61,5%
Sandálias: 38,5%
Crocs: 7,7%

Na análise do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, “ainda que um terço de quem respondeu a pesquisa tenha citado que as vendas foram abaixo em relação ao ano de 2022, tivemos um resultado sem prejuízos para 29,0% e com aumento das vendas para 20,0% dos comerciantes”. Para ele, “os números quanto às vendas foram conforme o esperado, considerando que tivemos um momento atribulado de movimentação no comércio devido à instabilidade climática”, analisou. Além disso, as chuvas na véspera da data foi outro fator que, na visão de Piva, atrapalharam um pouco a movimentação. “Ainda assim, com todos estes contratempos, quase metade dos lojistas aumentaram ou mantiveram as vendas nesta data comemorativa”, ressaltou.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 24 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. A Entidade realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional por meio do Varejo Educação e, ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.