Hoje (17) teve início a jornada educacional resultante do protocolo firmado entre o Tribunal de Contas do Estado e a Universidade de São Paulo (USP). O marco foi viabilizado através do Educa Mais RS, programa do TCE-RS para o desenvolvimento da educação de municípios gaúchos para o avanço do aprendizado.
O curso objetiva aprimorar a formação e capacidades de diretores de escolas e foi realizado no Teatro do Sesi do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A aula inaugural “As Competências Gerais do Diretor de Escola,” reuniu mais de 500 gestores representantes dos 21 municípios sob mentoria do Centro de Políticas Públicas (CPP) do tribunal.
A manhã iniciou-se com palestra do professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP. Com o tema “A Base Nacional Comum das Competências do Diretor Escolar” ele enfatizou a importância da liderança do diretor na melhoria da qualidade da educação. “Esta iniciativa, uma colaboração entre o TCE, a USP e os municípios parceiros, como o apoio do SESI, é fundamental para profissionalizar a gestão escolar e, como resultado final, almeja aprimorar a aprendizagem e reduzir a desigualdade entre as escolas”, disse Mozart Ramos.
Em um ambiente virtual em tempo real, a pesquisadora da cátedra Filomena Siqueira abordou “Liderança Transformacional,” incentivando a interação por meio de uma sessão de perguntas e respostas. Simone André, colaboradora da mesma instituição, falou sobre o tema “As Novas Competências para Viver em um Cenário Disruptivo,” concentrando-se no desenvolvimento socioemocional do diretor escolar. Ela destacou a relevância dessas competências no enfrentamento dos desafios contemporâneos não apenas na educação, mas em todas as áreas.
Ernesto Faria, diretor executivo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), que participou do lançamento do Educa Mais RS em julho, retornou para discutir “O Uso de Dados e Indicadores Educacionais na Melhoria da Gestão Escolar”. Enfatizou a importância de compreender as competências essenciais para um gestor e reconheceu que não existe uma fórmula mágica na educação. “Este programa oferece uma visão abrangente, beneficiando tanto as secretarias quanto os diretores escolares”, apontou.
A iniciativa da USP se estenderá até 6 de dezembro, quando será encerrada com outro encontro presencial. Neste período, diretores de escola terão acesso a vídeo-aulas assíncronas disponibilizadas em um ambiente exclusivo no Moodle.
Para saber mais sobre o programa, acesse:
https://tcers.tc.br/observa-rs/observa-rs-educa-mais-rs/