Iniciaram em Canoas as ações de atualização e cadastro dos pontos de iluminação pública da cidade, uma das etapas da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública. As equipes da IP Canoas, concessionária responsável pelo contrato, já cadastraram mais de dez mil pontos. A previsão de término dos mais de 30 mil locais é em torno de 60 dias, para que comecem as próximas etapas do contrato.
Todos os pontos cadastrados serão monitorados por um sistema de telegestão, por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO). A ferramenta possibilitará maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas queimadas.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, destaca os benefícios que serão gerados pelo projeto. “A PPP trará eficiência, segurança e maior qualidade de vida para a população. É fundamental termos uma iluminação pública de qualidade, para que as pessoas possam usufruir da nossa cidade com uma maior sensação de segurança”, ressalta.
Outra etapa já implementada da PPP foi a contratação do Verificador Independente, realizada no dia 17 de outubro. A empresa OPUS 1 será responsável por auxiliar a Prefeitura na fiscalização do contrato durante todas as suas etapas. Outras atribuições são o detalhamento dos procedimentos de aferição de indicadores de desempenho e o apoio necessário para o acompanhamento dos serviços executados.
Sobre a PPP
O projeto promoverá a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. Também serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica em 14 locais já escolhidos pela Prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos. Também está previsto um sistema de iluminação especial em praças e parques.
Entre os resultados previstos, em curto e longo prazo, estão:
– Redução de 54% nos gastos do município com iluminação pública
– Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação – CCO
– Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública
– Diminuição dos níveis de criminalidade na cidade
– Ampliação da segurança nos espaços públicos
– Redução do impacto ambiental
– Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno