O urbanista francês Alain Bertaud, referência mundial em planejamento urbano e inspiração para a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, fará palestra gratuita nesta sexta-feira (27) na Capital. Autor do livro “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”, ele falará sobre o tema Qual o papel dos Planos Diretores no Planejamento Urbano das Cidades? Com cinco décadas de experiência em planejamento urbano em 40 cidades ao redor do mundo, como Paris, Bangkok, San Salvador, Nova York e Porto Príncipe, Alain Bertaud liderou de 1980 a 1999 a área de planejamento urbano no Banco Mundial. Ao se aposentar da instituição, passou a trabalhar como consultor independente.
Autor de vários livros, incluindo “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”, é conhecido por seu trabalho na análise e no planejamento de sistemas urbanos. Para ele, a essência das cidades não está em seus prédios nem em suas ruas, mas nas pessoas, que, muito próximas umas das outras, estimulam-se constantemente com novas ideias e inventam melhores maneiras de fazer as coisas. Ele esteve em Porto Alegre em abril deste ano, quando foi um dos painelistas do Fórum da Liberdade. Também se encontrou com o prefeito Sebastião Melo e o secretário Germano Bremm.
Na atividade, que é preparatória para a conferência da revisão do Plano Diretor marcada para os dias 7, 8 e 9 de novembro, no Salão de Atos da PUCRS, o especialista irá abordar aspectos que estão em discussão. Entre os temas, estão cinco objetivos principais, como reduzir o custo da habitação e garantir o acesso de todos à cidade, reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários, qualificar os espaços públicos e potencializar o Guaíba, adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer o planejamento urbano.
“Alain Bertaud mescla experiências em países desenvolvidos e em cidades em extrema pobreza. Ele ensina a partir de experiências e vivências práticas que os planos diretores devem voltar os seus esforços para resolver os desafios das cidades, para que elas se tornem polos de geração de riqueza, de oportunidade, de transformação econômica, mas especialmente social. Tudo isso é bastante inspirador e tem servido de referência para os objetivos da revisão do Plano Diretor”, avalia o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Serviço:
Palestra do urbanista Alain Bertaud
27 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h
Auditório do Ministério Público (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)
As inscrições para a palestra de Alain Bertaud, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, podem ser feitas através do link.