Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

 69ª Feira do Livro de Porto Alegre inicia atividades na Praça da Alfândega

Detalhes Notícia
Solenidade de abertura ocorreu na noite desta sexta-feira no Espaço Petrobras Carlos Urbim. Foto: Juliana de Deus/ Feira do Livro

 

 

O Centro Histórico da Capital voltou a respirar literatura nesta sexta-feira (27): a 69ª Feira do Livro, um dos mais tradicionais e populares eventos culturais do país, teve início. Até o dia 15 de novembro, o público pode percorrer a Praça da Alfândega, que está tomada de bancas de livros e atividades culturais. Para marcar a abertura, o patrono desta edição, o escritor e cineasta Tabajara Ruas, recebeu do também escritor Airton Ortiz a chave dourada, que simboliza a honraria cultural, no Espaço Petrobras Carlos Urbim.

O tema deste ano é “Quem lê, sabe o caminho”. A expectativa da organização do evento é repetir os bons números da edição passada, quando mais de 230 mil livros foram vendidos e 1,5 milhão de pessoas passaram pela praça. Serão realizadas 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita e 155 palestras na área adulta e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil.  Mais detalhes podem ser vistos no no site https://feiradolivro-poa.com.br/

Embora a abertura oficial tenha ocorrido no fim da tarde, as bancas de livros infantis e adultos estavam abertas desde a manhã. Este ano, todas as áreas tiveram o horário unificado – abrem às 10h e fecham às 20h – para facilitar a presença de mais público no evento.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, destacou que, apesar das dificuldades de financiamento que a Feira enfrentou nos meses anteriores, o momento é de celebração. “É imensa nossa alegria em fazer companhia aos poetas Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade no monumento implantado em 2001. O livro continua sendo, e será para sempre, imprescindível instrumento de promoção da cultura e do conhecimento, e, mais do que isso, ferramenta indispensável na educação”.

Emocionado, Tabajara Ruas frisou durante sua fala a importância da leitura. “Estes tempos, novamente bárbaros, me fazem acreditar cada vez mais que quem lê, sabe o caminho, raciocina, procura, acha. Me sinto muito feliz e lisonjeado com todas as homenagens”, afirmou o patrono.

A cerimônia de abertura também contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, a secretária de estado da cultura em exercício, Gabriella Meindrad Santos de Souza, do secretário de Cultura de Porto Alegre, Henry Viana, do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier, do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, dentre outras.