A Estação da Acessibilidade da Feira do Livro, que fica localizada em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, comemora 10 anos de atividades em 2023. Apesar de ter sido criada em 2011, foi somente dois anos mais tarde que o local passou a atender toda programação do evento, oferecendo intérpretes de Libras, empréstimo de cadeiras de rodas e acompanhantes para pessoas com deficiência visual que queiram passear e visitar a Feira. Inicialmente, o espaço atendia apenas a programação infantil e juvenil.
Para marcar a data, o espaço conta na 69ª edição da Feira com a parceria do Lions Club. Os voluntários da organização trabalham todos os dias, das 10h30 às 15h30, aferindo a pressão, medindo glicose e dando dicas de saúde para o público.
A coordenadora da Estação e presidente do Instituto Atlas Biosocial, Deise Zanin, conta que, além dos serviços oferecidos, o local proporciona rodas de conversa. “Esses momentos dos debates, em que temas como nanismo, doenças raras, por exemplo, são tratados, são muito importantes para todas as pessoas, mesmo as que não possuem deficiência. A população precisa de informação até para dar uma atenção mais especializada”, afirma. Os bate-papos ocorrerão até o dia 12 de novembro e a programação pode ser conferida no site da Feira https://feiradolivro-poa.com.
A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro e a expectativa da organização do evento é repetir os bons números da edição passada, quando mais de 230 mil livros foram vendidos e 1,5 milhão de pessoas passaram pela praça. O patrono da Feira do Livro é o escritor e cineasta Tabajara Ruas.
Serão realizadas 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil.