Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Fórum de Logística Sustentável reconhece ações de secretarias

Detalhes Notícia
Melo lembrou que a questão climática deve ser colocada nas agendas das cidades. Foto: Mateus Raugust / PMPA

 

 

Iniciativas sustentáveis desenvolvidas internamente por secretarias municipais foram premiadas no encerramento do 1° Fórum de Logística Sustentável, que ocorreu nesta terça-feira, 31, das 8h30 às 17h30, no Auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo participou da solenidade promovida pelo Executivo municipal, que reconheceu projetos implantados pela Secretaria da Saúde, Secretaria da Fazenda e o Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável (PLS).

“Nosso agradecimento ao comitê gestor e a todos os envolvidos neste processo tão importante para Porto Alegre. A questão climática é um tema central que precisa ser colocado nas agendas das cidades. As transformações mais difíceis da humanidade sempre passam pelo processo de mudança de mentes” – Prefeito Sebastião Melo.

Na saúde, foi premiado o projeto de readequação de recipientes na sede da pasta, implantado desde 2022 e que trouxe resultados como redução de custos operacionais. Ainda na SMS, foram executados planos de otimização do uso de água e de higienização do espaço administrativo.

O IPTU Digital, que reduziu de forma significativa o número de folhas impressas e, consequentemente, a quantidade de resíduos, além de gerar economia de recursos públicos, entre outros benefícios, resultou em reconhecimento para a Fazenda. Um terceiro troféu foi entregue ao próprio PLS, pela implantação de ações de sustentabilidade junto de servidores da prefeitura. Os prêmios foram definidos por votação interna entre servidores.

Reflexos – Entre os benefícios do Plano de Logística Sustentável para a gestão municipal, segundo o presidente do Comitê Gestor do PLS, André Coronel, estão a redução de desperdícios de recursos naturais, o comprometimento com a responsabilidade socioambiental, a geração de práticas inovadoras e a transparência na divulgação de projetos ligados ao tema.

“O PLS estimula a atuação em rede nas secretarias, gerando aprendizado para novos projetos da gestão. O foco está nas ações e nas rotinas do servidor, que são multiplicadores de boas práticas em seus lares e comunidades”, destaca Coronel.

Evento – O fórum reuniu servidores vinculados diretamente à implementação do PLS no Executivo, além de autoridades reconhecidas na temática da sustentabilidade.

Pela manhã, painéis receberam representantes do Executivo da Capital, do Ministério Público (MP/RS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Controladoria-Geral da União e de outras entidades. À tarde, o foco foi na divulgação das ações internas da prefeitura ligadas ao tema do evento.