Um dos destaques entre as diversas atrações da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta quarta-feira, 1ª, foi a Feira de Adoção de Animais, realizada durante todo o dia no estande da prefeitura, localizado em frente às sessões de autógrafos.
Organizada pelo Gabinete da Causa Animal, a feira trouxe, pela primeira vez, para a Praça da Alfândega, sete cães que pertencem ao canil da prefeitura para serem doados. Todos em bom estado de saúde, vacinados, vermifugados e microchipados.
No evento, também foram distribuídos 500 exemplares da cartilha Vet Mirim, que ensina às crianças os cuidados que devem ter com seus pets.
O prefeito Sebastião Melo visitou o estande e interagiu com os animais que são vítimas de maus tratos ou abandono.
“A Feira do Livro, acima de tudo, é humanização. E a ação da causa animal neste espaço é muito legal porque adotar é o caminho. Quem ama, cuida da cidade, cuida das pessoas, mas cuida também dos animais” – Prefeito Sebastião Melo.
Segundo a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins, os cães foram tratados na Unidade de Saúde Animal Victória e agora apresentam ótima saúde. “Quem adota um destes cães recebe atendimento vitalício da Unidade de Saúde Animal (Usav). O que pretendemos é ampliar as adoções para pessoas de outros bairros da cidade e dar um lar para estes cães albergados”, explica.
A ação dos veterinários chamou atenção dos visitantes no evento literário. Os cães Mat, Barney, Bob, Vogue, Barbie, Clotilde e Vitório receberam o carinho de quem passava pelo local. A pequena Ema, de cinco anos, estava acompanhada dos pais e ficou fascinada com os cachorros. “Ela não para de acariciar os bichinhos e quer levar todos para casa”, disse a mãe da menina. Mesmo entusiasmo demonstrava a técnica de radiologia, Bárbara Ribeiro. “Muito legal a iniciativa da prefeitura com esta feira. É uma maneira de sensibilizar a população e facilitar as adoções”, afirmou. Consultor de Previdência, Arnélcio Alencar também elogiou a atividade. “Gostei de todos, mas especialmente de um dos vira-latas, o Vogue”.
Para adotar, os interessados devem ser maiores de 18 anos, apresentar comprovante de residência, documento de identificação com foto e possuir coleira ou guia (cães) ou caixa de transporte (gatos).
Mais informações sobre as feiras de adoção promovidas pelo Gabinete da Causa Animal podem ser obtidas no instagram @prefpoa. Para ver fotos dos animais disponíveis para adoção, basta acessar o instagram @meadota.usav.