Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Atriz Elisângela morre no Rio de Janeiro

Detalhes Notícia
FOTO: Divulgação |

 

 

A Prefeitura Municipal de Guapimirim/RJ informou hoje que a atriz Elizângela, de 68 anos, deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma PCR (parada cardiorrespiratória), depois de ser pronto atendida pelas equipes do SAMU.

Houve tentativa de reanimação tanto no translado, quanto na unidade, mas sem êxito.

Elizângela do Amaral Vergueiro era atriz, cantora e apresentadora, com uma carreira de mais de cinco décadas, ela alcançou sucesso em vários campos do entretenimento. Umas das atrizes mais conhecidas da teledramaturgia brasileira, recebeu vários prêmios, incluindo um Prêmio Extra, além de ter recebido indicações para um Prêmio APCA e dois Troféus Imprensa.

Elizângela fez sua estreia na televisão ainda criança, no Clube do Guri da TV Tupi Rio, e em 1965 apresentou o programa Essa Gente Inocente na TV Excelsior do Rio. Na Globo Rio estreou em 1966 no Clube do Capitão Furacão, programa infantil da Globo Rio comandado por Pietro Mário. Em 1969 fez sua estreia como atriz no filme Quelé do Pajeú, pelo qual venceu o prêmio de Melhor Atriz Revelação no Festival de Cinema de Santos. Em 1971 estreou como atriz na televisão com uma personagem secundária na novela O Cafona, da TV Globo, que lhe rendeu a indicação ao Troféu Imprensa de Revelação do Ano. Alcançou o auge de seu sucesso na década de 1970 por sua intensa participação em produções televisivas, sobretudo por sua personagem Patrícia, uma das protagonistas de Locomotivas (1977).

Ao mesmo tempo, Elizângela iniciou carreira musical com o sucesso “Pertinho de Você”. A música se tornou um hit em todo o país no ano de 1978, ficando no topo das paradas ao longo de vários meses, e ela teve seu talento reconhecido em diversas premiações.

Elizângela recebeu aclamação do público e da crítica por sua performance dramática na novela do horário nobre A Força do Querer, na pela da sofrida Aurora Duarte, mãe da protagonista da trama que se envolve na vida do crime e do tráfico. Por esse trabalho, venceu o Prêmio Extra de Melhor Atriz Coadjuvante, recebendo indicações para o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão e ao Prêmio de Melhores do Ano de Melhor Atriz Coadjuvante.

Interpretou diversos personagens marcantes na televisão, entre eles a bela e mimada Patrícia de Locomotivas (1977), a dissimulada Mariúcha de Jogo da Vida (1982), a obsessiva Marilda de Roque Santeiro (1985), a extravagante Rosemary Pontes de Pedra sobre Pedra (1992), a suburbana Magnólia de Por Amor (1997), a divertida Noêmia de O Clone (2001), a chantagista Djenane de Senhora do Destino (2004), a interesseira Shirley Miranda de Cobras & Lagartos (2006), a cafetina misteriosa Cilene de A Favorita (2008) e a divertida Nicole no remake de Ti Ti Ti (2010).

De 1985 a 1992 ficou afastada da Rede Globo, indo atuar na Rede Manchete. Ficou lá por pouco tempo já que a novela que fez — Tudo ou Nada — não deu um bom resultado. Após meses vivendo de pequenas peças teatrais, recebeu um convite de Older Cazarré para viajar e apresentar peças de teatro.

Voltou para a Globo qunado Chico Anysio a chamou para participar de um quadro e ela foi conversar com os diretores, que pediram a sua volta para as novelas. Em 2007 integrou o elenco do sucesso Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler com tradução, adaptação e direção de Miguel Falabella, dividindo o palco com Fafy Siqueira e Vera Setta, substituindo Tânia Alves. Fez sucesso ao interpretar a mãe super protetora Íntima, em Aquele Beijo. Em 2016, transfere-se para a Rede Record, onde interpreta Milah na novela A Terra Prometida.

Em 2017, volta novamente para a TV Globo, onde viveu um dos grandes momentos de sua carreira, ao interpretar a sofrida Aurora Duarte, mãe da Bibi Perigosa de Juliana Paes na novela A Força do Querer, de Glória Perez. Em 2019, entrou para o Elenco de A Dona do Pedaço de Walcyr Carrasco como Carmelinda Barboza.

Vida pessoal
Aos 18 anos, em 1972, casou-se pela primeira vez, com o engenheiro Jorge Humberto Moreira, que foi seu primeiro namorado. Com ele teve sua única filha, Marcelle, que nasceu em 1974.