Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

CICLOVIA MUSICAL CAPITAIS DESEMBARCA EM PORTO ALEGRE COM UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NOS PRINCIPAIS PALCOS GAÚCHOS

Detalhes Notícia

 

 

A Ciclovia Musical é um projeto inovador no mundo que reúne duas paixões do público em uma experiência única: pedalar e ouvir música clássica e instrumental. Não é simplesmente colocar uma caixa de som na bicicleta e sair por aí. É uma produção profissional realizada pela ArteMatriz Soluções Culturais, que cuida de tudo nos mínimos detalhes.
Os roteiros de bicicleta são guiados por monitores ciclistas e também por monitores artísticos. Enquanto os monitores ciclistas cuidam da harmonia da pedalada em grupo, os monitores artísticos conversam de uma maneira lúdica com os ciclistas em cada concerto para apresentar os instrumentos de orquestra e também os diferentes estilos musicais.

A ideia original da Ciclovia Musical é da produtora cultural e musicista Giane Martins. Ela foi oboísta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e no ano passado teve seu trabalho selecionado para ser apresentado na maior conferência global sobre bicicleta e cidades, a Velo-city, em Liubliana, Eslovênia.

A Ciclovia Musical completa 10 anos de existência e já passou por São Paulo, Jundiaí, Salvador e Rio de Janeiro. Este ano, na Cidade Maravilhosa, teve até transmissão ao vivo pela Globonews.

“Seguiremos promovendo música clássica, bicicleta, mobilidade e gentileza urbana usando o poder da música e da cultura para motivar e inspirar as pessoas a se envolverem, agirem sobre os desafios sociais e contribuírem para as transformações na sociedade necessárias para combater as mudanças climáticas”, afirma Giane.
Em Porto Alegre, a Ciclovia Musical valoriza acima de tudo a cultura local. Os gaúchos terão como monitores artísticos o maestro Evandro Matté e a maestra Cintia de Los Santos. Com proeminente papel no cenário da música de concerto, Evandro Matté é diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas, da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) e dos Concertos Comunitários Zaffari.

Soprano Lírico de Porto Alegre com carreira internacional na Europa, Ásia e países da América, Cintia de Los Santos é Licenciada em Música com habilitação em Piano e Bacharela em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ela também integra o grupo VOCAL5 A Cappella desde 2017, uma das atrações da Ciclovia Musical no concerto da largada, que será na Concha Acústica do Theatro São Pedro.

VOCAL5 A Cappella se apresenta na Ciclovia Musical Porto Alegre.

O VOCAL5 A Cappella traz influências da música clássica e de grupos vocais como MPB4, Conjunto Farroupilha, Roupa Nova e Take6, além de ter em seu repertório arranjos vocais próprios para músicas eruditas, populares nacionais e internacionais.

Entre os grupos musicais estão também o Quarteto Ibirapitanga, que em tupi-guarani é o nome da árvore Pau Brasil, muito utilizada na fabricação dos arcos dos instrumentos de cordas. Com enfoque na exploração e divulgação da música brasileira, o quarteto vem se destacando nas principais séries de música de câmara do Rio Grande do Sul. O quarteto se apresenta às 9h45 na Casa da OSPA.

O Quinteto de Sopros Quintessence teve início em festivais de música de inverno, onde a paixão e a sinergia entre alguns dos integrantes, então estudantes, era evidente. Em 2022, com as admissões de novos integrantes na OSPA, alguns membros do quinteto original dos festivais de música se encontraram com outros colegas dos tempos de estudante, reacendendo a chama da colaboração musical e retomando suas atividades como quinteto de sopros. Os músicos se apresentam na Fundação Iberê Camargo, às 10h30.

O Confrasulhorns, Confraria de Trompistas do Rio Grande do Sul, foi fundado em 2010 pelo trompista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Israel Oliveira, com o objetivo de formar novos trompistas e reunir os músicos amadores e profissionais do Estado do Rio Grande do Sul. A confraria se apresenta na área externa da Usina do Gasômetro, às 11h.

Quarteto Ibirapitanga, que em tupi-guarani é o nome da árvore Pau Brasil.

E o Sexteto Gaúcho possui um repertório que mistura músicas autorais com obras dos grandes nomes do chorinho. O grupo é formado pelos professores do curso de choro do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas, e participou das gravações do longa metragem “Plauto, um sopro musical” sobre a vida do flautista Plauto Cruz. Eles se apresentam na Casa de Cultura Mário Quintana, às 12h.

A Ciclovia Musical é apresentada por Ticket e tem patrocínio de Edenred Ticket Log e Edenred Pay via Lei de Incentivo à Cultura.

“Lideramos um setor que reforça diariamente a importância de enriquecer conexões por meio da saúde, bem-estar, cultura e uma mobilidade cada vez mais sustentável. E apoiar a Ciclovia Musical, além de estar em sinergia com nossa atuação no mercado, nos permite conectar pessoas às novas experiências de conscientização socioambientais”, diz Alaor Aguirre, vice-presidente da Edenred Brasil, detentor das marcas Ticket, Edenred Ticket Log e Edenred Pay.

Todos os concertos são grátis e abertos ao público que não pedala. Basta se dirigir no horário marcado ao local de apresentação. Já o público ciclista precisa fazer a inscrição previamente, chegar com antecedência para fazer check in e retirada da camiseta. A monitoria ciclística será feita pelo PedAlegre Clube de Ciclismo. O roteiro 1 tem 16,2 km e o roteiro 2 tem 7,6 km. O roteiro 2 conta com intérprete em LIBRAS para ciclistas surdos.

“Essa celebração dos 10 anos da Ciclovia Musical reflete nosso compromisso de unir as pessoas por meio da música e do ciclismo, promovendo gentileza urbana e conexão com as cidades que amamos em busca de torná-las mais sustentáveis, mais humanas, que ofereçam opções de cultura, lazer e mobilidade e tudo isso com acessibilidade. Viva a Ciclovia Musical! Viva Porto Alegre, tchê!”, diz Giane.

Quinteto de Sopros Quintessence é formado por músicos da OSPA.

Serviço:

Ciclovia Musical
26 de novembro
9h
grátis

Inscrições abertas no site www.cicloviamusical.com.br

Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Brasil, União e Reconstrução – Governo Federal.
Apresentado por: Ticket
Patrocínio: Edenred Ticket Log e Edenred Pay
Copatrocínio: Atlas Schindler
Realização: ArteMatriz Soluções Culturais

Roteiro 1
16,2 Km

Ponto de encontro: Teatro São Pedro / Concha Acústica
Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico
Horário de início: 9h00
Duração: 3 horas 30 minutos

Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável.
O uso de capacete é obrigatório.

Programa:

9h00
Teatro São Pedro / Concha Acústica
Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico
Vocal5
9h45
Casa da OSPA
Av. Borges de Medeiros, 1501 – Cidade Baixa,
Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF
Quarteto Ibirapitanga

10h30
Fundação Iberê Camargo
Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal
Quinteto de Sopros Quintessence

11h15
Usina do Gasômetro/Área externa
Largo do Trabalho, 46 – Cais do Porto
Confrasulhorns

12h00
Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Sexteto Gaúcho

Monitor Artístico: Mto. Evandro Matté

Roteiro 2
7,6 Km

Ponto de encontro: Teatro São Pedro / Concha Acústica
Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico
Horário de início: 9h00
Duração: 3 horas 30 minutos

Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável.
O uso de capacete é obrigatório.

Programa:

9h00
Teatro São Pedro / Concha Acústica
Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico
Vocal5

10h00
Casa da OSPA
Av. Borges de Medeiros, 1501 – Cidade Baixa,
Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF
Quarteto Ibirapitanga

11h00
Usina do Gasômetro/Área externa
Largo do Trabalho, 46 – Cais do Porto
Confrasulhorns

12h00
Casa de Cultura Mario Quintana
R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Sexteto Gaúcho