Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova resolução sobre logística reversa de embalagens no RS

Detalhes Notícia
Iniciativa prevê que as embalagens, após o uso, retornem ao fabricante para reaproveitamento ou destinação adequada

 

 

Na tarde desta quinta-feira (9/11), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou a resolução que define diretrizes para a implantação e implementação de sistemas de logística reversa de embalagens em geral no Rio Grande do Sul. A votação aconteceu durante a 263ª Reunião Ordinária do Consema, conduzida pelo secretário-adjunto e presidente do conselho, Marcelo Camardelli.

Na prática, a logística reversa prevê que as embalagens, após o uso pelos consumidores, retornem ao fabricante, para que este reaproveite o material ou encaminhe para a destinação correta. Essa prática percorre um caminho circular – a saída da fábrica, a coleta, o transporte, o armazenamento e o retorno à origem.

Foto: Caroline Rodrigues/Ascom Sema

A aprovação, por unanimidade, considerou a necessidade de estabelecer critérios gerais para regulamentar e estimular a prática no Estado.

“A logística reversa é fundamental para alcançar objetivos de sustentabilidade, economia de recursos e responsabilidade social corporativa. Ela desempenha um papel importante na gestão de resíduos, na conservação de recursos naturais e na redução do impacto ambiental, tornando-se uma prática cada vez mais relevante para a sociedade”, salientou Camardelli.

A resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Outras pautas debatidas

Além da aprovação da resolução que regulamenta a logística reversa de embalagens no Estado, os conselheiros também aprovaram as pautas sobre Processos Administrativos, alteração da Resolução 296/2015, que dispõe sobre reformulação das Câmaras Técnicas Permanentes do Consema, e do modelo de Termo de Desistência e Confissão de Dívida.

O próximo encontro do conselho está previsto para 7 de dezembro.