Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Canoas: Seminário de Inovação com prefeito português debate sistemas de participação

Detalhes Notícia
O evento foi organizado pelo Escritório de Gestão (EGES), por meio da Escola de Governo de Canoas (EGC) Foto: Pamella Mendes / PMC

 

 

O prefeito da cidade portuguesa de Valongo, José Manuel Ribeiro, foi o convidado do Seminário de Inovação, realizado pela Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (10), no Teatro do Sesc. Ele está em Canoas para conhecer o sistema de participação do município e o funcionamento das estruturas do governo.

Ribeiro destacou a importância dos processos participativos para a transformação da administração em Valongo. “Mesmo que a realidade e o contexto político sejam diferentes, gostei muito do que vi aqui. A proposta de trazer as pessoas para o debate e estimular a proximidade dos eleitores com o prefeito é algo muito interessante”, afirma. O prefeito português acrescenta ainda que, em Valongo, ferramentas de participação específicas são realizadas com diferentes públicos, de crianças a idosos.

A dinâmica do sistema de participação canoense foi destacada pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, durante o evento. “Eu tenho defendido bastante essa ideia de um sistema, porque apenas uma ferramenta sozinha não resolve todos os problemas. O Orçamento Participativo é uma ferramenta de demandas coletivas muito importante e uma experiência exitosa, mas não é a única”, disse.

Canoas conta com 11 ferramentas de participação. Entre elas, o Prefeitura na Rua, Prefeitura Aberta, Prefeitura Presente, Prefeitura Itinerante e Prefeitura na Estação. O sistema também é composto pelo Orçamento Participativo, Opinômetro, PPA Participativo, Casa dos Conselhos, Conselho da Cidade e o Congresso da Cidade. “Tem gente que quer discutir o futuro, o conceito e o projeto de cidade. E outros querem discutir obras, saber do problema da rua, da quadra, da lâmpada que está queimada na frente de casa, da parada quebrada ou da placa de sinalização danificada”, acrescentou Jairo.

Qualificação

O evento, organizado pelo Escritório de Gestão (EGES), por meio da Escola de Governo de Canoas (EGC), teve a participação de secretários municipais, adjuntos, superintendentes, subprefeitos, assessores superiores, secretários especiais, diretores, gerentes de programas e supervisores de projetos.

Conforme a superintendente executiva do EGES, Daniele Ilha, o Seminário de Inovação faz parte de um cronograma em preparação ao 2º Congresso da Cidade, que acontece em 2024. “O prefeito José Manuel trouxe toda a experiência de democratização da gestão na cidade de Valongo. Um exemplo apresentado foi a realização do orçamento participativo deles durante a pandemia com assembleia online. Eles realizam ainda diferentes processos de escolhas de demandas, com servidores, crianças, jovens e outros atores”, destacou.

Na avaliação da diretora da EGC, Geisa Zanella, o evento proporcionou a partilha de experiências exitosas entre Canoas e Valongo, sempre primando pela participação efetiva dos cidadãos e inteligência coletiva. “O evento foi marcado pela socialização e discussão sobre a cultura democrática sustentável e participativa para as gerações futuras. O encontro abordou edificantes reflexões sobre a construção democrática das nossas cidades em seu processo de transformação”, salientou.