Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Casa de Cultura Mario Quintana apresenta programação diversificada em homenagem ao Novembro Negro

Detalhes Notícia
Atividades gratuitas e variadas promovem a valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. Espetáculo infantil "Kuumba conta Anansi e o Baú das Histórias" é uma das atrações do mês - Foto: Bruna Lopes

 

 

No mês da Consciência Negra, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta uma programação alinhada às atividades da Secretaria da Cultura (Sedac). Serão várias ações nas mais diferentes áreas – artes visuais e cênicas, música, literatura, economia criativa e programação educativa –, oferecidas pela CCMQ, pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), pelo RS Criativo, pela Cinemateca Paulo Amorim, pelos Institutos Estaduais de Cinema (IECine) e de Música (IEM) e por outras parcerias.

Literatura

No domingo (19/11), ocorre o Sarau na Casa – Afetos Negros, ação promovida pelo Projeto Educativo da CCMQ voltada ao público adulto. Os participantes serão convidados a ler textos próprios ou seleções de seus autores favoritos que abordem afetos, cuidados e amores. A atividade é gratuita, aberta ao público geral e não requer inscrições prévias.

Projeto Educativo

Na terça (21/11), e na quarta-feira (22/11), a CCMQ oferece visitas mediadas para grupos escolares, em quatro horários diferentes: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h. Na ocasião, as turmas participantes contarão com a brincadeira Jogo da Memória Ancestral, um material didático-recreativo que busca apresentar às crianças a influência das línguas de matriz africana no idioma do nosso país. Professores interessados devem agendar a visita previamente pelo e-mail visitaccmq@gmail.com.

Na quinta (23/11), o público poderá participar de atividades ligadas à exposição Índice Remissivo, atualmente em cartaz no Espaço Maria Lídia Magliani, no quinto andar da CCMQ. O projeto, que une artes visuais e literatura, é uma proposta curatorial de Taís Cardoso e Daniel Galera e tem como artista convidado Fercho Marquéz-Elul, que realizará uma visita mediada à exposição às 16h30. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Já na sexta (24/11), o educativo oferece a mesma oportunidade, mas voltada para o público escolar, em quatro horários: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h. Os professores interessados em levar suas turmas para conhecer o projeto e conversar com Marquéz-Elul devem fazer a inscrição prévia por e-mail.

Para fechar, no sábado (25/11), ocorre a atividade Jogos pela Casa: Jogo da memória ancestral, às 15h, no Espaço Oliveira Silveira, quinto andar, sem necessidade de inscrição prévia.

Artes Visuais

No campo das artes visuais, o MACRS inaugura na quinta-feira (23/11), às 18h, a exposição individual A linha dá o ponto, a linha dá o caminho, de Aline Bispo. Na mostra, a artista investiga, a partir de seu próprio corpo no mundo, temáticas que cruzam miscigenação brasileira, gênero, sincretismos religiosos e culturais e a contribuição de tudo isso para a formação do país. Entre festas, celebrações e rotas, a artista visitou festividades religiosas pelo país, espaços onde se encontram os sincretismos – como casas, aldeias e terreiros para as inúmeras brasilidades existentes. A exposição se torna um ponto de encontro das cerimônias que serão convertidas em pinturas, foto e vídeo.

Para conversar sobre as questões colocadas pela mostra, o projeto educativo do MACRS convida o público para uma conversa aberta com Aline Bispo e Pedro Vargas – autor do livro A relação patrimonial na restauração de bens culturais: o Mercado de Porto Alegre e os caminhos invisíveis do negro –, na sexta-feira (24/11), às 18h, na própria galeria. A mediação é de Izis Abreu.

Já na semana seguinte, no sábado (2/12), a CCMQ e o MACRS inauguram mais uma ação do Programa Acervo em Foco, com a instalação artística de Paulo Correa, no Espaço Marilene Bertoncheli, no térreo da Casa. A ação está marcada para as 14h. Essa será a terceira instalação apresentada no espaço pelo projeto, que já contou com a obra Tetas que deram de mamar ao mundo, de Lídia Lisbôa, e Primal, de Dione Veiga Vieira.

O Príncipe, 2023 Foto Tatiana Mito
“O príncipe”, obra de Aline Bispo – Foto: Tatiana Mito
Economia Criativa

A economia criativa também marca presença nas atividades do Novembro Negro. Realizada através de uma parceria entre CCMQ e RS Criativo, ocorre no sábado (25/11), a Baobá Feira Afroempreendedora. O evento será das 11h às 19h, na Travessa Rua dos Cataventos, e promete apresentar muitos produtos autorais locais com protagonismo de pessoas pretas.

No sábado seguinte (2/12), às 14h, ocorre a abertura da quarta ocupação do projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo, com a inauguração das Lojas Africanas – projeto que reúne os artistas Ana Langone, Cristiane dos Santos, Estêvão da Fontoura, Zé Darci, SLVDR, Leandro Machado, Lia Braga, Paulo Correa, Afrokalíptico e Thiago Madruga.

Artes Cênicas e música

Música e artes cênicas também estarão presentes. Na quinta-feira (23/11), às 15h, o Teatro Carlos Carvalho receberá o espetáculo infantil Kuumba conta Anansi e o Baú das Histórias, com Mayura Matos. Kuumba é uma viajante do tempo que traz histórias necessárias para que o povo as ouça. Neste momento, Kuumba contará como Anansi e sua esposa, Aso, conseguiram conquistar as primeiras histórias de Nyame, o deus do céu. A peça foi desenvolvida com base nos valores civilizatórios afro-brasileiros, organizados por Azoilda Loretto Trindade. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

No sábado (25/11), às 17h, na Travessa Rua dos Cataventos, o Instituto Estadual de Música (IEM) convida para o 6° Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Ano Teresa Cristina. O evento comemora o sexto ano de existência do evento de forma coletiva e simultânea em várias cidades do Brasil.

A participação de Porto Alegre foi confirmada devido à sua importância na área do samba feito por mulheres. A roda contará com pelo menos 25 artistas mulheres, entre cantoras e instrumentistas. O evento será transmitido ao vivo pelo perfil do Mulheres na Roda de Samba Poa, no Instagram @de.roda, e este ano homenageará a sambista Teresa Cristina.

Na terça-feira (28/11), na sala Romeu Grimaldi, às 17h30, ocorrerá a Jam Session Noite dos Tambores, resultado de um projeto de extensão do professor de música Eduardo Guedes Pacheco, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em parceria com a Casa de Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Já na quarta (29/11), às 20h, o Teatro Carlos Carvalho será palco do show Novembro negro: alma, tom e poesia, com performances de Élida Santos, Davi Moreira e Marcelo Melo. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos diretamente na plataforma Sympla.

Para celebrar Oliveira Silveira

A existência do Dia Nacional da Consciência Negra como uma data a ser lembrada e celebrada, deve-se, em boa medida, à ideia de Oliveira Silveira. Foi o poeta, intelectual e militante negro brasileiro que, na década de 1970, propôs a criação dessa efeméride. Por isso, sua memória é honrada não apenas dentro das atividades do Novembro Negro, mas de forma permanente.

Para celebrar sua vida e obra, na terça-feira (28/11), às 19h, o público é convidado a visitar o acervo renovado do memorial do poeta, localizado no quinto andar da Casa, no espaço nomeado em sua homenagem, Oliveira Silveira. Simultaneamente, ocorrerá na Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim, a exibição do documentário Oliveira Silveira, seguida de debate com Ronald Augusto, Sátira Machado e Sofia Ferreira.

Na ocasião, haverá distribuição limitada de livros sobre o poeta, por ordem de retirada dos ingressos. As atrações são gratuitas e não requerem inscrições prévias.

Com exceção do espetáculo Kuumba conta Anansi e o Baú das Histórias e do show Novembro negro: tom, alma e poesia, que possuem ingressos disponíveis no Sympla, as demais atividades do Novembro Negro são gratuitas. A CCMQ tem o patrocínio direto do Banrisul.

O projeto educativo Toda casa de cultura é uma escola, relacionado às atividades, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, com patrocínio da CMPC, da Unifertil e dos Postos Buffon, e é realizado pela Sedac, CCMQ e Ministério da Cultura.

A CCMQ, o MACRS, o RS Criativo, a Cinemateca Paulo Amorim e os Institutos Estaduais de Cinema (IECine) e de Música (IEM) são instituições e programas vinculados à Secretaria da Cultura (Sedac).

Serviço
Novembro Negro na CCMQ

Data: ao longo do mês de novembro
Local: rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Sarau Literário “Afetos Negros”

Data: 19/11 – domingo
Horário: 17h
Local: Jardim Lutzenberger
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Visita agendada para grupos escolares, com Jogo da Memória Ancestral

Data: 21/11, terça-feira
Horário: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h
Atividade gratuita, inscrições prévias por e-mail visitaccmq@gmail.com
Visita agendada para grupos escolares com Jogo da Memória Ancestral

Data: 22/11, quarta-feira
Horário: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h
Atividade gratuita, inscrições prévias por e-mail visitaccmq@gmail.com
Kuumba conta Anansi e o Baú das Histórias – Espetáculo infantil

Data: 23/11, quinta-feira
Horário: 15h
Local: Teatro Carlos Carvalho
Ingressos via Sympla
Visita mediada com o artista Fercho Marquéz-Elul, na exposição Índice Remissivo

Horário: 16h30
Local: Espaço Maria Lídia Magliani
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Abertura da exposição individual “A linha dá o ponto, a linha dá o caminho”, da artista Aline Bispo

Horário: 18h
Local: Galeria Sotero Cosme (MACRS)
Atividade gratuita, aberta ao público
Visita mediada para grupos escolares com o artista Fercho Marquéz-Elul, na exposição Índice Remissivo

Data: 24/11, sexta-feira
Visita mediada para grupos escolares com o artista Fercho Marquéz-Elul, na exposição Índice Remissivo

Horário: 10h30, 13h30, 14h30 e 16h
Atividade gratuita, inscrições prévias pelo e-mail visitaccmq@gmail.com
Conversa aberta com a artista Aline Bispo e Pedro Vargas, com mediação de Izis Abreu
Atividade paralela à exposição “A linha dá o ponto, a linha dá o caminho”

Horário: 18h
Local: Galeria Sotero Cosme (MACRS)
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Baobá Feira Afroempreendedora

Data: 25/11, sábado
Horário: 11h às 19h
Local: Travessa Rua dos Cataventos
Atividade gratuita, aberta ao público
Jogos pela Casa: Jogo da memória Ancestral

Horário: 15h
Local: Espaço Oliveira Silveira
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Ano Teresa Cristina

Horário: 17h
Local: Travessa Rua dos Cataventos
Atividade gratuita, aberto ao público
Jam Session Noite dos Tambores

Data: 28/11, terça-feira
Horário: 17h30
Local: Sala Romeu Grimaldi
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Exibição do documentário Oliveira Silveira, com debate e distribuição de livros sobre o autor
Participação de Ronald Augusto, Sátira Machado e Sofia Ferreira

Horário: 19h
Local: Cinemateca Paulo Amorim – Sala Eduardo Hirtz
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Abertura da renovação do memorial Oliveira Silveira

Horário: 19h
Local: Memorial Oliveira Silveira
Atividade gratuita, sem inscrições prévias
Show Novembro Negro: Alma Tom e Poesia
Com Élida Santos, Davi Moreira e Marcelo Melo

Data: 29/11, quarta-feira
Horário: 10h
Local: Teatro Carlos Carvalho
Ingressos via Sympla
Acervo em Foco: abertura de instalação artística de Paulo Correa

Data: 2/12, sábado
Horário: 14h
Local: Espaço Marilene Bertonchelli
Abertura da nova Ocupação Vitrine CCMQ + RS Criativo com Lojas Africanas

Horário: 14h
Local: Espaço Vitrine