Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

RS: Seis mil livros são entregues a municípios atingidos por enchentes no Vale do Taquari. Veja como doar

Detalhes Notícia
Seis mil livros foram entregues nas cidades de Roca Sales, Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul. Foto: Rafael Varela

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento do Livro, Leitura e Literatura, realizou nesta sexta-feira (17), a entrega da primeira leva de livros arrecadados para a reconstrução de bibliotecas em municípios atingidos por enchentes no Vale do Taquari. Em setembro, logo após o desastre que atingiu diversas cidades do Rio Grande do Sul, uma campanha de doação de livros foi promovida pela Sedac, buscando recompor os acervos de espaços de leitura por meio de parceria com instituições e contribuições voluntárias em pontos de coleta. 

Após uma triagem, realizada pelos bibliotecários da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Sistema Estadual de Bibliotecas, seis mil livros foram entregues  nas cidades de Roca Sales, Muçum, Colinas e Cruzeiro do Sul. A seleção foi feita a partir das demandas apresentadas pelas próprias bibliotecas atingidas pelo desastre. O material é proveniente do Sistema Estadual de Bibliotecas, Editora Record, Sebo Fulô (Editora Pradense), Procuradoria-Geral do Estado, Instituto Quindim, Festuris, Editora do Senado Federal, Secretaria da Cultura do Pará, Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro e Grupo RBS; além de doações de centenas de pessoas que deixaram livros nos pontos de coleta. Outra remessa de livros arrecadados será entregue aos municípios ao longo das próximas semanas. 

A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, acompanhou a entrega das doações nos municípios junto ao diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura, Benhur Bortolotto, e do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira. “As emergências decorrentes das enchentes mobilizaram a sociedade brasileira e revelaram a força e a solidariedade do povo. A campanha de arrecadação de livros demonstra o comprometimento de todos os que colaboraram com a cultura e a educação. Estimular a leitura é incentivar a imaginação e o conhecimento, ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano” apontou a secretária. 

Para doar 

As doações devem ser de livros de literatura em bom estado de conservação. Os interessados em contribuir podem entregar os exemplares nas seguintes instituições: Biblioteca Pública do Estado do RS, Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana, Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck, Biblioteca Estadual Romano Reif e Instituto Estadual do Livro. Em Caxias do Sul, as doações podem ser feitas na sede do Instituto Quindim, parceiro da iniciativa.