Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

RS: Prefeitura presta assistência a famílias desalojadas pelas cheias em Canoas

Detalhes Notícia
Agentes da Defesa Civil também prestaram apoio na retirada de animais da Praia do Paquetá Foto: Thiago Guimarães / PMC

 

 

 

As cheias dos rios da região seguem afetando famílias canoenses. Até o fim da tarde desta terça-feira (21), 128 pessoas estavam desalojadas e recebendo algum tipo de assistência por parte da Prefeitura de Canoas. Dois abrigos foram abertos para receber os moradores. De acordo com a Defesa Civil do município, o ginásio da EMEF Thiago Würth está abrigando 32 pessoas (18 adultos e 14 crianças). Outros 46 moradores da rua Berto Círio foram encaminhados para o salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Luís.

Além disso, equipes monitoram a situação de um grupo de cerca de 50 moradores da Rua da Barca, que se negam a deixar a região e permanecem próximo à BR-448. “Eles tiveram suas casas atingidas pela cheia e estão resistentes a deixar a região. A Prefeitura, então, colocou dois banheiros químicos e está realizando cadastros e prestando atendimento por meio da Assistência Social”, afirma o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.

Os agentes da Defesa Civil contabilizam um total de 32 operações de resgate em situações de risco em diferentes pontos afetados pelas cheias. Além disso, auxiliam a Secretaria de Bem-Estar Animal na retirada de animais de estimação das regiões.

Praia do Paquetá

O nível da bacia do Rio dos Sinos segue apresentando riscos para áreas ribeirinhas da cidade. A Defesa Civil monitora a situação da Praia do Paquetá, no Mato Grande, inclusive com uso de embarcações. As 90 residências da região foram afetadas pelo elevado nível da água. Ainda no mesmo bairro, a cheia atinge a rua da Barca e Fazendinha. Além disso, os agentes realizam atendimentos na região da rua Berto Círio, no bairro São Luís, assim como na rua Hermes da Fonseca, no Rio Branco, e na rua General Sebastião Barreto, no Niterói, afetadas pela cheia do Rio Gravataí.

Eclima monitora condições do tempo

O acompanhamento das condições climáticas no município é feito em tempo real pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima). Com base na previsão meteorológica, há possibilidade de chuva nesta quarta-feira (22), inclusive com chance de temporais isolados. O nível do Rio dos Sinos deve atingir seu pico e começar a baixar somente na quinta-feira (23) em virtude das águas que estão descendo da bacia hidrográfica.