Um exercício de simulado de emergência será realizado na manhã desta quinta-feira (23), na Usina Termelétrica (UTE) da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), situada na avenida Antônio Frederico Ozanan, 4000. O alarme geral será acionado para comunicar o começo da simulação, que faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Não há necessidade dos moradores da região ficarem assustados.
A ação vai ser realizada pela Defesa Civil de Canoas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar e SAMU, além das equipes do PAM e colaboradores de empresas locais. O objetivo do simulado é colocar em prática os procedimentos necessários em caso de emergência, identificando também possíveis erros nos protocolos para que, em situações reais, não ocorram essas falhas.
Plano de Auxílio Mútuo
O PAM conta com técnicos de segurança, médicos, brigadistas, bem como materiais (viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, equipamentos de proteção individual), para utilização em situações de emergência. O plano envolve empresas, bombeiros, Defesa Civil e órgãos de segurança, em uma rede de alerta que, em 15 minutos, é capaz de mobilizar todos os efetivos disponíveis para o combate de um sinistro. A parceria é destinada a estabelecer linhas de ação que garantam o controle indispensável de grandes emergências no interior das indústrias e nas imediações de suas áreas de influência.