Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Lula veta na íntegra texto do projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Detalhes Notícia
Lula Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo©

 

 

O presidente Luis Inácio Lula da Silva vetou na íntegra na noite desta quinta-feira (23) o projeto de lei que estendia até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e reduz a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios.

Existente desde 2011, com a decisão de Lula a política de desoneração da folha perderá a validade em dezembro deste ano.

Com a desoneração da folha, as empresas contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra muda de 20% da folha de pagamento para alíquotas entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Essa política beneficia principalmente o setor de serviços, que tem faturamento baixo em relação a outros setores da economia, como alguns tipos de indústria, e empregam intensivamente.

Os 17 setores beneficiados eram os seguintes: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carrocerias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.