A partir desta sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza equipe de Saúde Mental para atendimento da população atingida pelas enchentes. A parceria écom o Serviço Social da Indústria (Sesi) e ocorre também no sábado, 25, e será reavaliada para a próxima semana.
A ação contará com dois psicólogos e um assistente social para acolhimento e apoio nos três abrigos provisórios administrados da prefeitura: ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Casa do Gaúcho e 9º Batalhão de Polícia Militar. A SMS mobiliza, ainda com apoio do Sesi, mais três enfermeiros e um médico para apoio junto às barracas às margens da BR-290, e uma equipe odontológica volante, inicialmente atuando no ginásio do Demhab.
Junto aos demais órgãos da prefeitura, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão divididos entre os três abrigos. Além disso, a pasta também organizou suprimentos necessários para medicar os acolhidos.
O acesso terrestre à Ilha da Pintada foi reestabelecido na manhã desta quinta-feira e, à tarde, profissionais de saúde se organizaram com o ônibus Fique Sabendo para atender os moradores da região. As famílias acolhidas na Casa do Gaúcho têm como alternativa a Unidade Móvel de Saúde, que está estacionada no local.
As três unidades de saúde – Ilhas dos Marinheiros, Pintada e Pavão – permanecem fechadas em decorrência das enchentes.