Durante a sessão plenária desta segunda-feira (27/11) o presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB) fez a leitura de um documento enviado ao legislativo pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). No ofício consta uma prestação de contas relacionada ao que o mesmo tratou como “ação de solidariedade entre amigos” realizada pelo chefe do legislativo em conjunto com secretários do município e que repercutiu na imprensa nos últimos dias.
No documento, endereçado ao presidente da Casa, Melo afirma que o objetivo do envio é “garantir o resguardo do respeito ferido por ilações proferidas nos últimos dias”. O ofício traz além da declaração do prefeito, notas das compras realizadas com o valor das doações recebidas através da ação promovida. Segundo o texto houveram 83 doações voluntárias que somaram R$ 11.070,00 dos quais R$ 10.752,75 já teriam sido empregados no apoio às necessidades mais urgentes das famílias atingidas pelas enchentes. “Com a lisura e transparência que marcam minha vida pública, seguem anexos detalhados dessa prestação de contas privada da ação entre amigos”, finaliza ao assinar o documento.
Ao fazer a leitura do ofício Sossmeier destacou que o documento ficará a disposição dos demais vereadores da Casa. “Ainda que se trate de recursos privados, vejo como importante a ação do prefeito, para dar fim a discussão em torno da ação. É um momento extremamente delicado para Porto Alegre, sobretudo para as regiões mais atingidas pelas cheias do Guaíba, é hora de união de esforços e focarmos em buscar em conjuntos medidas de apoio à essas comunidades”, afirmou.