Um grupo de alunos da EMEF Castelo Branco participou de blitz educativa do projeto Agente Mirim, nesta quarta-feira (22), na rua Tapajós, no bairro Igara. Os estudantes exerceram o papel de guardas de trânsito e sinalizaram, inclusive, irregularidades para os motoristas, a fim de conscientizar os adultos durante as abordagens. A iniciativa é da Diretoria de Trânsito (Dirtran) da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM).
Alunas do 6º ano da EMEF Castelo Branco, Kemily Machado Fontes e Laura Silva Machado, ambas de 12 anos, não escondiam o contentamento com as ações práticas. “Estou gostando porque é algo diferente e que podemos aplicar e avisar a família”, disse Kemily. “Aprendemos mais sobre regras de trânsito e informamos as pessoas que não sabem”, acrescentou Laura. Todos os participantes das aulas teóricas e práticas do projeto receberam um certificado.
A orientadora da escola, Luciane Novakowski, ressaltou a importância do trabalho de conscientização do projeto. “Muitos motoristas acabam bloqueando o trânsito e colocando em risco os alunos. Então é de extrema importância esse trabalho porque os alunos estão levando para dentro de casa essa educação”, afirmou.
Projeto
O Agente Mirim é destinado a alunos do ensino fundamental, com idade entre 8 e 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de Canoas. “É um trabalho de conscientização e educação com as crianças nas escolas. Através de uma atividade na sala de aula, informamos as coisas corretas e erradas que as pessoas fazem no trânsito. Escolhemos alguns alunos para participar dessa blitz interativa conosco. Eles estão com um talãozinho de advertências para preencher e deixar no carro”, disse o agente e gestor da Unidade de Educação para o Trânsito da SMTM, Marcos Carus.