Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Procempa testa aplicativo para apoiar no diagnóstico precoce de câncer de pele

Detalhes Notícia
Dia do Combate ao Câncer de Pele no IAPI. Fotos: Pedro Piegas/PMPA

Neste sábado, 2, a Procempa participou do Mutirão Contra o Câncer de Pele realizado no Centro de Saúde IAPI, em uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Secretaria Municipal de Saúde.

A Procempa deu início a testes de um aplicativo criado e desenvolvido pela companhia que fotografa lesões de pele e indica a probabilidade de ser cancerígena ou não, embasando o diagnóstico do paciente. A tecnologia por trás do aplicativo é a inteligência artificial, treinada com mais de 80 mil imagens. O resultado dos testes realizados com o aplicativo será comparado com os exames das biópsias dos pacientes, podendo verificar se o modelo de inteligência artificial foi assertivo.

O objetivo é tornar o resultado fornecido pelo aplicativo cada vez mais preciso, podendo antecipar a identificação de uma lesão grave e priorizando este paciente na fila de espera de exames. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe do Procempa SmartLab. Esse e outros modelos de inteligência artificial estão disponíveis no site do Smart Cities AI Hub, um ambiente colaborativo para a área pública. Qualquer órgão público brasileiro pode fazer parte.

O mutirão realizado neste sábado integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, conhecida como Dezembro Laranja.