Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Morre aos 84 anos o ex-deputado trabalhista Aldo Pinto

Detalhes Notícia
Foto: Walter Fagundes

 

 

 

Ex-deputado federal e um dos fundadores do PDT, Aldo Pinto morreu aos 84 anos nesta segunda-feira, em seu apartamento na Praça da Matriz, emPorto Alegre. Pecuarista, Aldo foi um dos fundadores do PDT, deputado estadual e federal, secretário de Agricultura do governo de Alceu Collares no RS e candidato ao governo do Rio Grande do Sul pela sigla trabalhista.

Natural de Palmeira das Missões, Aldo Pinto nasceu em 3 de fevereiro de 1939. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi integrante da Sociedade de Agronomia do RS.

Eleito deputado estadual em 1974, pelo MDB, e reeleito em 1978, foi presidente da Assembleia Legislativa de 11 de março de 1981 a 1º de março de 1982. Como presidente da Assembleia, liderou a realização de um ciclo de debates sobre os problemas brasileiros e o Simpósio Internacional sobre Formas de Governo e Sistemas Eleitorais, com a participação de chefes de Estado estrangeiros. Também em sua gestão, foi autorizada a aquisição do Solar dos Câmara.

Um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista, conquistou uma cadeira de Deputado Federal pelo PDT como mais votado pela sigla em 1982, exercendo o mandato na Câmara Federal.

Na eleição seguinte (1986), concorreu a governador pelo PDT, em coligação com o PDS. Posteriormente esteve à frente da Secretaria da Agricultura, no governo Alceu Collares. Nas eleições de 1994, candidatou-se ao Senado, tendo como uma das bandeiras a agricultura familiar.

Em nota a Assembleia Legislativa lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Pinto, ocorrido na manhã desta segunda-feira (4). O velório aconteceu das 13h às 18h, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, Praça Marechal Deodoro, 101. Sem horário divulgado, em cerimônia familiar, seu corpo será cremado na Angelus Cerimonial e Crematório, em Porto Alegre.

Em 2010, a Assembleia Legislativa concedeu a ele o título de Deputado Emérito.

Em 2011, foi um dos entrevistados para o projeto que comemorava os 50 anos do Movimento da Legalidade, e um dos homenageados a receber a Medalha do Cinquentenário do Movimento, entregue em sessão solene na Assembleia.