A sede do Conselho Tutelar de Canoas passará a contar com quatro novas salas para realização de escuta individual e quatro salas administrativas. Na tarde desta segunda-feira (11), uma equipe da Prefeitura realizou visita técnica para acompanhar o andamento das obras.
A reforma é realizada através de recurso, no valor de R$ 89 mil, oriundo de uma emenda impositiva destinada pelo vereador Emilio Neto.
“Acho muito importante destacar o trabalho de todos que fizeram com que as emendas impositivas andassem. Esse recurso possibilita justamente que os vereadores observem os problemas e tragam soluções. É fundamental valorizarmos esse grande trabalho que é feito pelo Conselho Tutelar. São profissionais que merecem todo o reconhecimento, porque prestam um serviço absolutamente essencial, para que tenhamos uma sociedade mais justa”, destacou o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, durante a visita técnica.
O local necessitava de espaço adequado para a realização da escuta individual, em atendimento à Lei Federal nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. “É muito bom proporcionarmos essa estrutura para os conselheiros tutelares, profissionais que merecem todo o nosso respeito e reconhecimento, pela importância do trabalho que fazem. As crianças que chegam aqui vêm de uma situação de violência, de abuso, e é fundamental que elas sejam bem atendidas e recebidas”, salientou o vereador Emilio Neto.
“Essa verba foi muito importante para que os conselheiros pudessem qualificar ainda mais o atendimento oferecido às crianças que mais precisam”, acrescentou a secretária especial da Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social, Taiane Luisa Cunha Dal Pizzol.
A sede do Conselho Tutelar está situada na rua Domingos Martins, 400, no Centro, e conta com equipes que atendem os quatro quadrantes do município. “É um grande avanço termos as nossas salas de escuta, onde as crianças podem relatar as situações sem que outras pessoas ouçam. Certamente esse recurso veio em boa hora, para oferecermos o melhor acolhimento possível para as nossas crianças”, afirmou o coordenador do Conselho Tutelar, Rogério Behn.