Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Papa Francisco autoriza benção a casais gays

Detalhes Notícia
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

 

Em uma decisão histórica, o Papa Francisco autorizou hoje a benção para casais do mesmo sexo. Foram meses de discussão sobre um tema tabu para o Vaticano. A decisão do papa abre caminho para aproximar a igreja católica do público lgbtqia+. Mas também aumenta a tensão – que já é grande – com a ala mais conservadora. O documento aprovado por francisco diz que “autorizar a benção é um sinal de que deus acolhe a todos” e que o “amor não deve estar sujeito a uma análise moral”.

De acordo com a medida, a partir de agora , padres católicos podem bênçãos a casais do mesmo sexo. assim como podem se recusar a fazer o ritual. Porém todos os sacerdotes estão proibidos de impedir a entrada em igrejas de pessoas em qualquer situação que procurem a benção Católica Romana.

O Vaticano deixa claro que a benção não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento. O documento reforça que a igreja católica considera a união entre casais do mesmo sexo um “ato irregular”.

O papa, que completou 87 anos ontem, tenta conter a perda de fiéis e deixar um legado. Em dez anos de pontificado, o líder da igreja católica já defendeu a união civil para casais do mesmo sexo, criticou países onde a homossexualidade é crime e disse que mulheres trans são filhas de deus . (Band)