Um gavião-chimango (Milvago chimango) está de volta à natureza para explorar novos ares. Submetido à reabilitação e tratamento junto ao Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo), após ser resgatado pendurado na grade de uma casa sem conseguir voar, a ave de rapina teve seu processo de soltura na tarde de quinta-feira (4), em uma área de preservação ambiental do Município.
Um canoense, morador do bairro Igara, encaminhou o gavião ferido no dia 12 de dezembro do ano passado, para atendimento no MiniZoo. Encerrado o tratamento intensivo, a soltura foi possível porque a ave não apresentava mais necessidade de cuidados médicos veterinários.
A veterinária Isadora Favreto destaca os cuidados durante o tratamento do animal. “O gavião chegou no MiniZoo, há menos de um mês, muito doente e debilitado. Ele necessitou de tratamento intensivo e depois de reabilitação, principalmente de voo e de alimentação. Agora realizamos a soltura nessa área verde e a ave voou perfeitamente na natureza”, relata.
Procedimento correto
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prioriza o processo de reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. Em algumas ocasiões, os bichos não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço.
Ao encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe de profissionais capacitados do MiniZoo. Mais orientações podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp: (51) 99787-1078.
Gavião-chimango
O gavião-chimango (Milvago chimango) é uma ave nativa encontrada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, e também no Paraguai. Possui aproximadamente 38 cm de comprimento e 80 a 99 cm de envergadura. Ainda segundo a veterinária Isadora, o Chimango é uma ave oportunista, com uma dieta a base de artrópodes (invertebrados), pequenos vertebrados, ovos, frutos e carniças.