O Hospital Moinhos de Vento e o Grêmio Football Porto-Alegrense assinaram, nesta quinta- feira (4), uma parceria inédita no Rio Grande do Sul, que prevê apoio na preparação dos atletas do Clube. A instituição vai ser patrocinadora oficial do Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) do time, e vai trabalhar com as equipes profissionais masculina e feminina.
O acordo engloba a realização de todos os exames da pré-temporada, além dos testes de meio de temporada e admissionais de novos atletas. A primeira etapa inicia já neste domingo (7) e segunda-feira (8), quando os profissionais do Hospital farão os exames in loco, no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho – iniciativa inédita no Estado.
“Ainda em 2024, vamos criar um centro de excelência para atender atletas unindo a expertise do Hospital Moinhos de Vento e do Grêmio. A ideia é cuidar de toda a jornada do jogador, aos moldes do centro médico Fifa de Dubai, que reúne diversas especialidades em um só local, aliando assistência e pesquisa em prol do esporte”, projeta Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Tricolor, Alberto Guerra, a união entre essas duas forças colocará o Clube em um novo patamar nos cuidados com a saúde dos atletas. “Tornar-se parceiro de uma instituição de peso como o Hospital Moinhos de Vento, além de ser de enorme satisfação para nós, auxiliará o Grêmio a resolver problemas importantes na área da saúde para que os atletas tenham mais disponibilidade e maior grau de competitividade. A aliança com o Hospital Moinhos de Vento, com protocolos médicos de alto nível, somados a ações multidisciplinares, reposicionará o DCSP em requisitos fundamentais de prevenção, tratamento e reabilitação”, explica.
O board é composto por uma equipe transdisciplinar do Hospital Moinhos de Vento, que estará à disposição dos profissionais do Clube para auxiliar no encaminhamento mais adequado de atletas com lesão.
“Seremos o hospital de retaguarda dos times profissionais do Grêmio, auxiliando na preparação, admissão, avaliação de meio de temporada e em casos de emergências. Também vamos atuar de forma colaborativa junto ao Departamento Médico do Grêmio com um board de segunda opinião, que vai prestar uma consultoria técnica para análise de exames, quando necessário e solicitado”, destaca Luiz Antonio Nasi, superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento.
Junto ao Instituto de Pesquisa Moinhos, os jogadores também participarão de estudos de ponta pertinentes às áreas relacionadas ao esporte, por meio do fornecimento de dados.
“Duas instituições gigantes iniciam uma caminhada conjunta em busca da excelência de resultados e desenvolvimento científico. O Grêmio passa a contar com o suporte de um dos melhores hospitais do Brasil, disponibilizando a medicina do mais alto nível aos seus atletas em todas as especialidades. Essa associação é um marco para o estado e para o próprio futebol, com um conceito de parceria, que colocará o Grêmio e o Hospital Moinhos de Vento em posição de vanguarda, como ambos merecem”, reforça o vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Gustavo Bolognesi.
Essa não é a primeira vez que o Hospital e o clube atuam em conjunto. Em 2023, ambos promoveram o Simpósio de Cardiologia do Esporte, realizado a fim de oportunizar e fortalecer a Medicina do Esporte no Estado. Além dessa ação, o Tricolor também apoia as campanhas sociais do Hospital Moinhos de Vento, como a “União Move Moinhos”, que arrecadou agasalhos no decorrer do inverno.